No Pequeno Expediente, Lucas Calil destaca iniciativas de sua autoria em defesa do Rio Araguaia
Nono deputado a discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 6, o Lucas Calil celebrou na tribuna o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Ele, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia, citou diversas iniciativas de sua autoria que vieram para contribuir com o meio ambiente.
“Enquanto presidente desta frente e, principalmente, um ativista do meio ambiente, subo à tribuna para falar das conquistas e dos meus receios”, disse, se referindo ao lançamento do projeto 'Juntos pelo Araguaia', realizado ontem na cidade de Aragarças, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do governador Ronaldo Caiado (DEM). Calil disse que considera a atitude “louvável”, mas que espera que ela não signifique apenas populismo para redes sociais.
O deputado destacou algumas iniciativas do mandato dele, iniciado no ano de 2015, em defesa do Araguaia, como a criação do Fundo Estadual em Defesa da Fauna Aquática e a Lei da Cota Zero, que permite a pesca e consumo no local, porém proíbe o transporte de peixes nas rodovias. Calil está convicto de que a lei evita a extinção de algumas espécies de peixe e fomenta a economia por meio do turismo. “Vem gente do Brasil e do mundo inteiro pegar um peixe e soltar ele”, ressaltou.
O parlamentar enfatizou a sua luta contra a depredação da fauna aquática e contra outros diversos outros crimes ambientais. Neste sentido, ele criticou a morosidade para emissão de algumas licenças ambientais, que, segundo ele, reflete na atitude de alguns produtores rurais em captarem água de forma ilegal e pediu menos burocracia.