Antônio Gomide relembra história da PUC Goiás e destaca sua importância para o Estado
O deputado Antônio Gomide (PT) abriu os discursos da sessão especial homenagem a pessoas ligadas à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Ele lembrou que a PUC Goiás foi fundada pelo Decreto nº 47.041 de 17, de outubro de 1959, sob o nome inicial de Universidade de Goiás, e que ela nasceu em 1948, de um sonho visionário de Dom Emmanuel Gomes de Oliveira, Arcebispo de Goiânia à época.
“Foi ele quem lançou a ideia de criar a primeira universidade do Centro-Oeste. No mesmo ano, foi implantada a Faculdade de Filosofia, com cursos de História, Geografia, Letras e Pedagogia. Após alguns anos, foram criadas as Faculdades de Ciências Econômicas (1951), Direito (1959) e as escolas superiores de Belas Artes (1952), Enfermagem (1954), Serviço Social (1957) e o Instituto de Pesquisa Econômica e Social”, destacou o parlamentar.
Antônio Gomide fez questão de registrar, ainda, que a PUC Goiás é a mais antiga universidade do estado, precedendo a Universidade Federal de Goiás (UFG) em dois meses. Pontuou ainda que, em 8 de setembro de 2009, foi chancelada pelo Papa Bento 16, passando assim à categoria de PUC, sendo a 7ª no Brasil e a 19ª no mundo com esse título.
“A PUC Goiás oferece 55 cursos de graduação, com especializações, mestrados e doutorados, cerca de 250 pesquisas em andamento e 458 laboratórios. De acordo com o Guia do Estudante, a PUC Goiás possui 24 cursos em categoria de excelência, tendo dois deles recebido cinco estrelas: Biomedicina e Psicologia. Além de possuir, hoje, cerca de 28 mil alunos e mais de 1800 docentes, entre mestres e doutores”, enfatizou.
Na sessão especial extraordinária desta quarta-feira, 6, servidores da ativa e inativos vão receber a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo.