Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego abriga campanha do Grupo Pela Vidda, que realiza teste de HIV nesta 3ª-feira, 19

19 de Novembro de 2019 às 16:00
Crédito: Carlos Costa
Alego abriga campanha do Grupo Pela Vidda, que realiza teste de HIV nesta 3ª-feira, 19
Campanha de prevenção à Aids, Viva Melhor Sabendo

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, durante esta terça-feira, 19, a campanha ‘‘Viva Melhor Sabendo’’, com o objetivo de promover a conscientização sobre o vírus HIV. Na oportunidade, os servidores da Alego fizeram o exame chamado de DPP HIV, que é um teste rápido com amostra de fluido oral. O teste, simples, gratuito e sigiloso, é feito a partir de uma amostra da mucosa da boca. O resultado fica pronto em dez minutos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para testes mais completos e para o início do tratamento.

Ao final do dia, os coordenadores apresentaram o resultado final das coletas. Ao todo, foram realizados 73 exames, sendo todos deram resultado negativo.
Segundo a presidente do grupo Pela Vidda, Tereza Siqueira, o HIV é prejudicial, embora com todo o avanço tecnológico no tratamento principalmente pelos efeitos colaterais resultantes dos medicamentos. “É sempre importante lembrar que a prevenção é o melhor coquetel. A cada 20 testes que fazemos, dois dão resultado positivo, inclusive entre os adolescentes e crianças”, afirma.

Tereza lembra que o uso de preservativos nas relações sexuais é a melhor forma de prevenir o HIV e ressalta que o vírus não é contagioso pelo ar e toque. “O vírus morre muito rapidamente no ambiente, não é como a Hepatite B, por exemplo. Então o contágio acontece através de relações sexuais não seguras e compartilhamento de seringas”, diz.

Pela Vidda

Fundada em 13 de janeiro de 1992, o Grupo pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de AIDS de Goiânia é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Hoje a entidade atende 150 famílias portadoras do HIV e faz prevenção da progressão da infecção na camada mais jovem e pobre da população.

O HIV é uma sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É um retrovírus que ataca o sistema imunológico. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. É alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 36,7 milhões de pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids, no mundo. No Brasil, são aproximadamente 718 mil casos. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a Aids. A data foi criada pela OMS, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1987.

A data tem o objetivo não apenas de informar sobre as maneiras de prevenção, mas também de conscientizar a população contra o preconceito e os estigmas que portadores do HIV sofrem na sociedade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.