Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário da Assembleia aprova em definitivo a criação do GoiásTec

16 de Junho de 2020 às 17:54
Crédito: Hellenn Reis
Plenário da Assembleia aprova em definitivo a criação do GoiásTec
Sessão Ordinária ( remota) 16/06/2020
Na sessão ordinária remota, realizada na tarde desta terça-feira, os deputados aprovaram, em segunda votação, a criação do programa GoiásTec, que vai atender, através de internet, às unidades escolares da rede estadual de ensino de Goiás que ofereçam o ensino médio e estejam localizadas em zona rural, distritos e regiões de difícil acesso ou que possuem déficit de professores. Também de iniciativa do Governo foi aprovada, mas em primeira votação, a criação da Delegacia de Combate à Corrupção. Dentre as matérias dos parlamentares, destaca-se a aprovação do programa "Dê uma Força pra Goiás", de autoria do presidente da Casa, Lissauer Vieira.

Em reunião ordinária realizada remotamente na tarde desta terça-feira, 16, o Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) apreciou 101 projetos de lei em tramitação na Casa. Foram duas matérias de iniciativa do Poder Executivo e 99 de iniciativa parlamentar. Na sessão ordinária foram lidos ainda 22 novos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais, os quais seguem agora para apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Dentre as duas matérias apreciadas oriundas do Poder Executivo, uma foi aprovada em segunda votação. Trata-se do projeto de lei nº 2571/20, que cria, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa GoiásTec - Ensino Médio ao Alcance de Todos. A proposta tem o objetivo de atender às unidades escolares da rede estadual de ensino de Goiás que ofereçam o ensino médio e estejam localizadas em zona rural, distritos e regiões de difícil acesso ou que possuem déficit de professores de áreas específicas, nas quais o ensino será mediado pelas tecnologias de informação e comunicação, via plataforma de telecomunicação.

Já em primeira votação, o Poder Executivo teve aprovado o projeto de lei nº 7686/19, que cria, na estrutura organizacional da Delegacia-Geral da Polícia Civil (DGPC), a Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), com circunscrição estadual e subordinação direta ao gabinete do delegado-geral, para atuar na repressão às infrações penais que resultem prejuízo ao erário ou à moralidade administrativa ou importem em enriquecimento ilícito.

De autoria parlamentar, foram apreciados três projetos de lei em primeira fase de discussão e votação, um em votação definitiva e 95 matérias com pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e que serão encaminhadas agora para análise de comissões temáticas. Dentre estes projetos, se destaca a iniciativa do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), que institui a Política Estadual "Dê Uma Força para Goiás".

Protocolada sob nº 2648/20, a matéria visa o fomento do setor econômico, estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo, de forma cooperativa, entre as diferentes esferas do poder público e demais segmentos da sociedade, com o fim específico de estimular a compra no comércio local.

Em sua justificativa, o presidente da Casa ressalta que a desaceleração da economia e as medidas de isolamento para controle da disseminação do novo coronavírus têm repercutido negativamente sobre as vendas no comércio. “Nesse ínterim a criação de uma política pública emergencial de incentivo ao setor é absolutamente urgente e necessária para se reduzir o risco do colapso econômico”, destaca Lissauer.

Ao término da reunião, o presidente convocou nova sessão ordinária para a quarta-feira, 17, em horário regimental.

Confira abaixo o teor dos projetos aprovados:

Governadoria – 1ª votação

Processo nº 7686/19- Dispõe sobre a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção - DECCOR, na estrutura organizacional da Delegacia-Geral da Polícia Civil,

Parlamentar – 1ª votação

Processo nº 1694/19- Altera a Lei nº 14.832, de 12 de julho de 2004, que fixa cotas para o ingresso dos estudantes que menciona nas instituições de educação superior integrantes do sistema estadual de educação superior.

Processo nº 2648/20- Institui a Política Estadual "Dê Uma Força para Goiás", no prazo que especifica, em Goiá.

Processo nº 2808/20- Declara de utilidade pública a Associação Beneficente Coração Solidário Luiz Ferreira, com sede em Goiânia. 

Governadoria – 2ª votação

Processo nº 2571/20- Institui, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, o Programa Goiás Tec - Ensino Médio ao Alcance de Todos.

Parlamentar – 2ª votação

Processo nº 2671/20- Dá denominação de Vasco Do Rosário Melo ao Hospital Regional de Luziânia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.