Lêda Borges quer espaço destacado para livros de autores goianos em biblioteca pública
Está em discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 3665/20. Trata-se de proposição da deputada Lêda Borges (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade das bibliotecas públicas do estado de Goiás adotarem espaços específicos destinados aos livros de autores goianos.
“A literatura de Goiás é muito rica. É imprescindível que não represem o conhecimento, que não economizem os esforços para que a cultura literária seja de domínio público. Faz-se necessário o incentivo de medidas que estimulem o interesse estudantil na leitura de nossas obras de tanta qualidade, frutos de nossos escritores”, coloca Lêda Borges em sua justificativa.
E acrescenta: “Dessa forma, popularizando a leitura de nossas obras, estamos incentivando a produção literária em Goiás e a valorização de escritores do estado ou que fizeram de Goiás seu “berço”. Nesse sentido, é de suma importância que as bibliotecas públicas e as bibliotecas das escolas públicas tenham espaços exclusivos e destacados, destinados aos nossos autores, uma vez que algumas obras podem não ser conhecidas pela dificuldade de acesso às mesmas”.
Lêda Borges conclui a sua justificativa enfatizando a importância da proposta parlamentar para a população e solicita apoio de seus colegas deputados para a sua aprovação.