Ícone alego digital Ícone alego digital

Talles Barreto quer implementação de programa de prevenção ao suicídio

10 de Setembro de 2020 às 11:07

Encontra-se em discussão e votação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei 4072/20, de autoria do deputado Talles Barreto (PSDB), que dispõe sobre a implementação de programa de diagnóstico e tratamento da síndrome da depressão, visando a prevenção ao suicídio nas redes públicas de educação e de saúde de Goiás.

De acordo com a proposição, o programa contará com equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, neuropediatras, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, vinculados à Secretaria de Saúde do Estado, que prestarão atendimento aos alunos, pais, professores e funcionários das escolas estaduais que apresentarem sinais de depressão.

Talles Barreto esclarece que o programa será desenvolvido através de parceria entre as redes estaduais de educação e saúde, por meio de seus órgãos e representantes competentes. E acrescenta: “A presente proposição é extremamente oportuna, pois dá ênfase à campanha de prevenção ao suicídio realizada no mês de setembro, e ao momento de pandemia que vivenciamos, que desencadeou e está desencadeando inúmeras demandas de ordem psicológica e emocional".

O parlamentar ressalta ainda que pesquisas mostram que 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica, e que o âmbito escolar é um local propício para implementar o programa, “pois o contato diário, mesmo que de forma remota como está acontecendo neste período de pandemia, possibilita a observação de alterações de comportamentos que precisam receber atenção especial para serem tratados”. 

Por fim, o deputado conclama seus colegas parlamentares para a aprovação desse projeto de lei, que encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.