Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza reunião hoje, às 14 horas. Na pauta, 11 processos habilitados à votação

17 de Setembro de 2020 às 08:51
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza reunião hoje, às 14 horas. Na pauta, 11 processos habilitados à votação
Comissão de Constituição, Justiça e Redação

A pauta da sessão remota da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), desta quinta-feira, 17, às 14 horas, contabiliza 11 processos, de autoria dos parlamentares de Goiás, habilitados à votação. Dentre eles, 10 possuem parecer favorável e um contrário. 

Entre os processos, está o de nº 5381/19, de autoria do deputado Charles Bento (PRTB), que propõe instituir o Código de Defesa do Consumidor, voltado a facilitar a abertura de empresas, incentivar o empreendedorismo e fomentar o crescimento econômico em Goiás, com a criação de uma reserva de proteção legal em benefício do empreendedor e, por conseguinte, de toda a sociedade. “Empreender enseja em oportunidades para a expansão econômica, pois inexiste crescimento elevado da economia sem que haja aumento da atividade empreendedora”, assinala o parlamentar.

Na justificativa da proposta, ressalta que em conformidade com o estudo Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), efetuado pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstra que 58% dos brasileiros desejam empreender. “Esse índice supera em muito o da média mundial de 47% e expressa a clara vontade do povo brasileiro de gerar valor para si e para a sociedade”, intervém. 

Bento prossegue ao afirmar que, dos 58% da população, apenas 24% realizam o sonho de montar o seu próprio negócio, devido à enorme quantidade de barreiras burocráticas criadas pelo Estado, nas quais esbarram o empreendedor no início de suas atividades. “80% das microempresas e empresas de pequeno porte fecham antes do seu primeiro ano de funcionamento”, pontua. 

No entendimento do legislador, são necessários incentivos, desburocratização e defesa ao empreendedorismo para que verdadeiramente seja aplicado o princípio fundamental da livre iniciativa, prescrito no artigo 10 da Constituição Federal e cumpridos os objetivos fundamentais em Goiás de contribuir para uma sociedade livre, justa, produtiva, solidária, e de promover o desenvolvimento econômico e social. 

Confira a lista completa dos processos 

Favorável

Processo nº 7253/19 - Deputado Humberto Aidar - Altera a Lei n° 14.546, de 30 de setembro de 2003, que dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (Proesporte). Relatado pelo Deputado Henrique Arantes. 

Processo nº 1997/20 - Deputado Humberto Aidar - Autoriza a Assembleia Legislativa de Goiás a adquirir equipamentos de proteção individual na prevenção contra a covid-19. Relatado pelos deputados Diego Sorgatto e Henrique Arantes.

Processo nº 1953/20 - Deputado Humberto Aidar - Trata da redução proporcional dos alugueis comerciais durante o plano de contingência do novo coronavírus (covid-19). Relatado pelo Deputado Diego Sorgatto. 

Processo nº 5753/19 - Deputada Lêda Borges - Dispõe sobre a criação do serviço de intermediação em Libras/Português-Português/Libras, denominado Central de Intermediação em Libras (CIL-GO), por meio de vídeo chamada. Relatado pelo Deputado Antônio Gomide.

Processo nº 5381/19 - Deputado Charles Bento - Institui o Código de Defesa do Empreendedor, estabelece normas para expedição de atos públicos de liberação da atividade econômica, dispõe sobre a realização de análise de impacto. Relatado pelo Deputado Karlos Cabral.

Processo nº 2357/20 - Deputado Diego Sorgatto - Dispõe sobre a proibição de venda de combustíveis inflamáveis para menores de dezoito anos, nos postos de abastecimento de veículos em Goiás. Relatado pelo Deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 4025/20 - Deputado Virmondes Cruvinel - Institui a Política Estadual de Publicação de boletim de dados relativos às políticas públicas de assistência social em Goiás. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 1242/20 - Deputado Delegado Eduardo Prado - Altera a Lei n° 19.587, de 10 de janeiro de 2017, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da Administração Pública estadual. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 

Processo nº 1352/20 - Deputado Henrique Arantes - Revoga a Lei n° 18.306, de 30 de dezembro de 2013. Relatado pelos deputados Antônio Gomide e Álvaro Guimarães.

Processo n° 6379/19 - Deputado Diego Sorgatto - Altera a Lei n° 11.866, de 28 de dezembro de 1992, que dispõe sobre o Código de Remuneração e Proventos dos Servidores Militares do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Henrique Arantes.

Contrário 

Processo nº 2059/20 - Deputado Virmondes Cruvinel - Proíbe que planos e operadoras de saúde em Goiás recusem prestação de serviços a pessoas contaminadas pela covid-19 em razão de prazo de carência de contratos. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.