Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral propõe trabalho remoto para gestantes no período de calamidade pública

30 de Setembro de 2020 às 08:30

O deputado Karlos Cabral (PDT) assina projeto de lei que determina a possibilidade de gestantes, em virtude do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto n° 9.653, de 19 de abril de 2020, realizarem o trabalho presencial de forma remota. A propositura, que tramita na Assembleia Legislativa com o nº 4314/20, vai passar pela avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, se for aprovada, será deliberada pela comissão de mérito e pelo Plenário da Casa.

Conforme dispõe sua redação, enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública causada pela pandemia da covid-19 em Goiás, as trabalhadoras gestantes devem continuar a prestação de serviço de forma remota nos locais de trabalho onde o risco de contágio da covid-19 seja alto.

Karlos Cabral explica que o projeto visa garantir que mulheres grávidas tenham uma gestação segura, não se submetendo aos riscos de contaminação causados pelo coronavírus. Nesse contexto, ele traz como argumento o fato das mesmas pertencerem ao grupo de risco, e suas possíveis fragilidades fisiológicas dentro de um momento tão singular que é a maternidade.

“Para tal respaldo sublinha-se que, segundo dados do Senado Federal, o número de mortes de grávidas por covid-19 no Brasil é mais de três vezes superior à soma de casos de todos os outros países. Nesse sentido, deve-se levar em consideração que o período gestacional da mulher inspira cuidados e por isso, nós, parlamentares, não podemos permitir que vidas sejam perdidas dessa maneira”, frisa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.