Mesários e eleitores passarão por protocolo sanitário para prevenção à covid-19 durante processo eleitoral de 2020

29 de Outubro de 2020 às 16:40
Crédito:
Eleições municipais 2020

A pandemia da covid-19 fez com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotasse várias medidas para preservar a saúde dos eleitores, mesários e candidatos das eleições de 2020. Juntamente com profissionais da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, o Tribunal elaborou o Plano de Segurança Sanitária para o pleito deste ano.

Abaixo você confere as principais medidas e as orientações da Justiça Eleitoral para votar com segurança.

Mesários

Para os mesários, serão distribuídos álcool em gel de uso individual, máscaras e viseiras plásticas, com a recomendação de que as máscaras substituídas sejam guardadas na embalagem do material que receberam.

Demarcações serão feitas nos lugares de votação para que seja mantida a distância mínima de um metro entre os  eleitores e mesários.

Eleitores

O uso da máscara é obrigatório, e a orientação da Justiça Eleitoral é que o cidadão higienize as mãos antes e depois da votação. Para isso, serão disponibilizados álcool em gel nas seções eleitorais.

Este ano, a biometria foi suspensa. Portanto, nesse pleito, pela primeira vez desde que houve a implantação da tecnologia, serão utilizados os cadernos de votação. O eleitor deverá levar um documento de identificação com foto e, preferencialmente, a sua própria caneta para assinar o caderno.

Horário ampliado

O funcionamento das seções foi ampliado e será das 7 horas às 17 horas. O horário preferencial para as pessoas do grupo de risco para a covid-19, como os idosos, será das 7 horas às 10 horas. Ninguém será proibido de votar nesse horário, mas o ideal é que quem não for do grupo de risco e nem estiver entre as prioridades legais compareça em outro momento.

É importante ressaltar que os eleitores ou mesários que estiverem com febre ou que tenham testado positivo para a doença nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão permanecer em casa. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo no aplicativo e-Título. Já os mesários precisam comunicar o fato imediatamente à sua zona eleitoral, para que seja escalado um substituto.

Vale lembrar também que as eleições foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A população vai às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Agência Assembleia de Notícias