Ícone alego digital Ícone alego digital

Primeira sessão plenária do mês tem 79 projetos em pauta

01 de Dezembro de 2020 às 08:10
Crédito: Maykon Cardoso
Primeira sessão plenária do mês tem 79 projetos em pauta
Sessão ordinária
Deputados devem votar, durante a sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 1º, pacote com 79 projetos. Estão em pauta proposições de parlamentares, do Poder Executivo e do Tribunal de Justiça de Goiás. Das matérias em pauta, uma altera regras nas promoções dos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e outra fortalece a política de assistência social da Alego. A sessão pode ser acompanhada pela TV Alego no canal 3.2 da TV Aberta ou no canal 8 da NET Claro, pelo Youtube e também pelo site oficial: portal.al.go.leg.br.

Pacote com 79 proposições poderá ser apreciado pelo Plenário do Legislativo goiano, durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 1º de dezembro.

Constam na pauta, em segunda e definitiva etapa de discussão e votação, seis proposituras de autoria parlamentar. Já em primeira fase de análise estão 21 projetos assinados por deputados, quatro de autoria da Governadoria do Estado e um do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

Também constam na pauta prévia 23 proposituras com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Outras 24 matérias relativas a vetos integrais ou parciais do Poder Executivo devem ser analisadas. Os trabalhos da sessão serão comandados pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), a partir das 15 horas.  

É destaque o projeto de lei nº 4596/20, oriundo do Governo de Goiás, que institui o Programa Educação Plena e Integral. De acordo com a proposição, o objetivo é desenvolver políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade da educação básica, por meio do aprimoramento e da difusão da educação em tempo integral. 

Outra matéria do Poder Executivo em pauta é a de nº 4871/20, a qual visa alterar a Lei nº 11.383, de 28 de dezembro de 1990, que versa sobre as promoções dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO). O objetivo da alteração é que o militar não possa ingressar no quadro de acesso à promoção enquanto estiver respondendo a processo judicial por improbidade administrativa, ou durante o cumprimento de sanção imposta por decisão judicial transitada em julgado.

Também da Governadoria, os parlamentares poderão apreciar a propositura de nº 2698/20, que versa sobre o procedimento de regularização fundiária de ocupação de imóveis urbanos em Goiás. O projeto tem o objetivo de legitimar os imóveis ocupados clandestinamente no estado, acelerar a resolução de mais de 15 mil processos referentes à matéria e desburocratizar os mecanismos de regularização dos imóveis.

A última matéria do Governo em pauta é a de nº 4867/20, que trata da contratação, por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do art. 92, inciso X, da Constituição do Estado de Goiás. A Governadoria explica que  o processo em discussão “possibilita, ainda, atender a contratação temporária de apoio técnico, operacional ou especializado relacionada às demandas sazonais já existentes ou aquelas decorrentes de aumento transitório no volume de trabalho, a exemplo de atividades relacionadas a campanhas de vacinação e prevenção de doenças ou, ainda, de funções supervenientes à implantação de órgão ou entidades recém-criados ou de novas atribuições definidas para órgãos e entidades”.

Já o projeto encaminhado à Alego pelo Tribunal de Justiça é o de nº 4959/20. O texto propõe alteração na Lei nº 16.946, de 31 de março de 2010, que cria, torna válido e fortalece os Fundos Rotativos do Poder Judiciário do Estado de Goiás.

A proposta justifica-se em razão da elevação das Comarcas de Senador Canedo, Pires do Rio, Itapuranga, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia e Goianira para a entrância intermediária, por meio das Leis Estaduais nº 20.510/19 e nº 20.816/20, e da consequente necessidade de alteração do valor do fundo a elas atribuído.

Projetos de deputados

Dentre os projetos aptos a serem deliberados em segunda fase está a de nº 4757/20, de autoria do deputado Humberto Aidar (MDB). A proposta tem o objetivo de criar uma comissão permanente no Parlamento goiano que trate somente de assistência social. A finalidade da iniciativa é fortalecer a Política de Assistência Social e garantir os direitos socioassistenciais a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

Para isso, o autor propõe alterar a Resolução nº 1.218, de 3 de julho de 2007, que instituiu o Regimento Interno da Alego. O inciso oitavo do artigo 45 passaria a constar que a Comissão de Assistência Social executará a política de integração social da pessoa com deficiência; de promoção do trabalho voluntário e seus benefícios; de fortalecimento da política de assistência social e defesa de direitos de indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

Humberto Aidar diz, na justificativa da propositura, que “a criação de uma comissão destinada a atuar sobre os temas propostos no projeto de resolução em pauta irá fortalecer a continuidade de programas e projetos assistenciais, de tamanha importância para a população goiana”.

Já em primeira fase, o Plenário poderá apreciar a matéria de nº 2040/20, assinada pelo deputado Antônio Gomide (PT). O texto prevê a obrigatoriedade de testagem mensal dos profissionais de saúde da rede pública estadual para diagnóstico de covid-19, enquanto vigorar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia.

O petista lembra que a pandemia da covid-19 tem afetado todos os países. Ele cita os casos registrados no Brasil e, especificamente, em Goiás. Na justificativa do projeto, o parlamentar frisa que a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus é ainda maior entre os trabalhadores da saúde, que cotidianamente têm contato com pacientes suspeitos e doentes.

"Segundo parecer técnico do Conselho Nacional de Saúde (CNS), de setembro, os indicadores sobre a exposição a contágio, de letalidade e de morbidade da covid-19 entre os trabalhadores da saúde ainda estão sendo processados e têm grandes oscilações, mas em vários países do mundo a variação tem sido entre 4% e 12% dos casos notificados", anota o parlamentar.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões. A população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego, no canal 3.2 da TV Aberta, ou no canal 8 da NET Claro, pelo Youtube e, também, pelo site oficial da Casa, no seguinte linkportal.al.go.leg.br.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.