O município de Alexânia é o paraíso da semana na campanha "Isso é Goiás", nas redes sociais da Assembleia Legislativa

A pequena Alexânia, cidade com pouco mais de 28 mil habitantes, apesar de constar no Mapa Turístico do Estado, ainda não é um destino muito procurado por muitos turistas goianos. Mas deveria ser. O município, que fica quase que no meio do caminho entre Goiânia e Brasília (está a 119 quilômetros de Goiânia e a quase 85 da Capital Federal) tem uma diversidade de atrativos, capazes de agradar brasilienses e goianos. E é Alexânia, a estrela da semana, da campanha Isso é Goiás.
Antes da formação de Alexânia, ainda na primeira metade do século passado, o que havia nas proximidades era um pequeno distrito de grande beleza natural: Olhos D’Água. Em 1958, já com a Capital Federal em construção ali pertinho, Olhos D’Água foi emancipada e ganhou autonomia política e administrativa. Dois anos depois, o primeiro prefeito eleito, Alex Abdallah, loteou uma grande área de sua propriedade às margens da BR-060, que estava em construção, e transferiu a sede do município para o local, já com o nome de Alexânia.
Olhos D’Água perdeu a sede do município, mas não ficou órfã. O agora distrito de Alexânia é berço de muitos artesãos, que começaram a expor seus trabalhos nas portas de suas casas e em uma espécie de feirinha, que é um charme só. Impossível ir à Olhos D’Água e não levar para casa algumas (ou muitas) peças de artesanato.
E tem beleza natural também. Claro que o distrito que tem água no nome tem que ter, pelo menos, um manancial para justificar. E a Cachoeira de Olhos D’água faz esse papel. Ela fica dentro de uma propriedade particular, mas pasmem.... o dono não cobra entrada, só pede que as pessoas levem seu lixo e ajudem a preservar o local. São três quedas d’água, pequenas é verdade, se comparadas a outras cachoeiras de nosso estado, mas o poço tranquilo para o banho e a hidromassagem das quedas, são a combinação perfeita entre diversão e relaxamento.
O distrito tem ainda uma praça super simpática (onde acontece a feira de artesanato) e, como não poderia faltar, uma Igrejinha charmosa dedicada ao padroeiro, Santo Antônio. Isso sem falar nas pousadas e restaurantes rústicos, que servem comida caseira, que sem exageros, você precisa experimentar!
Já para quem gosta de um pouco mais de aventura, a represa de Corumbá 4 é a opção. O local, que foi invadido por condomínios de casas de veraneio, é perfeito para a prática de esportes náuticos. O lago, da usina hidrelétrica que tem o mesmo nome, também é muito procurado pelos amantes da pesca.
Se você não sabia tudo que Alexânia oferece, agora já sabe. E continue conhecendo os melhores lugares para se visitar no nosso estado, na campanha Isso é Goiás, nas redes sociais da Alego. Todo domingo tem lugar novo pra conferir.