Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Finanças analisa projeto que isenta imóveis atingidos por enchentes do pagamento de água e esgoto

08 de Março de 2021 às 16:06

O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) apresentou projeto, protocolado como processo de nº 1358/20, no qual propõe a isenção das tarifas de água e esgoto dos imóveis atingidos por enchentes e alagamentos nos municípios goianos.  Mas o benefício só poderá ser concedido pelo chefe do Poder Executivo se for decretado estado de emergência ou calamidade pública.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e se encontra em análise na Comissão de Finanças, com relatoria do deputado Álvaro Guimarães (DEM). Em seguida, deve ir para votação em Plenário.

Em suas justificativas, Virmondes afirma que é cada vez mais frequente as ocorrências de enchentes e alagamentos em municípios goianos, motivo pelo qual, em sua opinião, o poder público não pode furtar-se de prestar assistência aos cidadãos. “A assistência prestada em período posterior às enchentes e alagamentos é de fundamental importância para minimizar os transtornos e perdas causados pela força da natureza. É público e notório que as famílias e comerciantes aumentam substancialmente o consumo de água justamente para tentar reparar ou minimizar os prejuízos sofridos.”

O parlamentar destaca, ainda, que o aumento substancial na utilização da água durante este período também se mostra de grande relevância social, pois objetiva tutelar a saúde pública como bem mais precioso e garantido pelo Estado. ”Sendo assim, o cidadão não pode ser duplamente penalizado com  fenômenos dessa natureza, que ocorrem pela ineficiência do poder público na adoção de políticas públicas preventivas, e também pela necessidade de se aumentar substancialmente o consumo de água para tentar reparar ou minimizar os prejuízos sofridos com as chuvas”, enfatiza.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.