Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta projeto sobre acompanhamento em consultas ginecológicas

25 de Novembro de 2021 às 07:29

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o processo legislativo nº 8773/21, advindo da Governadoria, que veta, integralmente, o Projeto de Lei nº 5796/19, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL). O projeto de Trabalho tinha o objetivo de garantir a todas as pacientes submetidas a exame ginecológico a possibilidade de acompanhamento de um profissional de saúde também do sexo feminino, com o objetivo de evitar que aconteçam abusos sexuais nessas circunstâncias.

O parlamentar justificou sua proposta sob o argumento de que a intenção é proteger tanto a paciente quanto o profissional de possíveis desconfianças ou abusos por qualquer das partes. Além deste objetivo primeiro, o PL nº 5796/19 pretende ainda resguardar a relação médico-paciente, prevenindo falsas interpretações que podem surgir durante o procedimento, e que poderiam resultar em denúncias e processos, tão frequentes nos últimos tempos.

Por meio do processo legislativo nº 8773/21, o Poder Executivo salientou que, para tomar a sua decisão, antes consultou as Gerências de Atenção Secundária e Terciária, da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que sugeriu o veto integral conforme consta do Despacho nº 2724/2021/GERAS.

O documento elaborado pela referida secretaria informa que a legislação federal já garante à paciente o direito de permanecer com acompanhante, nas consultas e exames ginecológicos realizados em hospitais públicos, particulares, clínicas e consultórios, sendo uma pessoa de sua livre escolha, sem contudo haver a necessidade de ser uma profissional de saúde do sexo feminino.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.