Ex-deputado estadual Joaquim Quinta morre aos 88 anos por insuficiência respiratória. Mesa Diretora emite nota de pesar

20 de Dezembro de 2021 às 15:09
Crédito: Divulgação
Ex-deputado Joaquim de Lima Quinta

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta, de 88 anos recém-completados, morreu na madrugada desta segunda-feira, 20, no Instituto do Rim de Goiânia. Ele estava internado desde o dia 11 de dezembro e não resistiu ao quadro de insuficiência respiratória. A Assembleia Legislativa, através do presidente Lissauer Vieira (PSB), emitiu nota de pesar.

Nascido em 18 de dezembro de 1933 em Piracanjuba, ele tinha acabado de completar 88 anos. Joaquim de Lima Quinta era fazendeiro e auditor fiscal aposentado. Na vida política, ele foi deputado estadual de Goiás filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena) na 7ª Legislatura, de 1971 a 1975. Ele também foi  prefeito de dois municípios. Foi prefeito de Araguaína por dois mandatos, de 1977 a 1982 e também de 1993 a 1996. E, antes, foi prefeito de Corumbaíba, de 1966 a 1969. Foi também presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) em 1969.

Na Prefeitura de Araguaína (quando o município ainda fazia parte de Goiás), ele foi responsável por diversas obras, como a implantação das Avenidas Santos Dumont e Cônego João Lima, além da construção do aeroporto e do mercado municipal. Joaquim era pai de quatro filhos. Ele também deixa 12 netos e 24 bisnetos.

Em 1986, ele foi candidato a vice-governador na chapa encabeça por Mauro Borges Teixeira. A chapa ficou em segundo lugar, sendo eleito o governador Henrique Santillo. Joaquim foi auditor fiscal federal, carreira na qual se aposentou.

Diversos políticos emitiram nota lamentando a morte do ex-prefeito, entre eles o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues e o deputado federal Tiago Dimas (Tocantins).

“Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor”, disse o atual prefeito de Araguaína em nota.

Agência Assembleia de Notícias