Setenta e dois por cento das Comissões da Alego já têm definidos seus presidentes
Com o início da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), as bancadas partidárias já começaram a definir seus representantes para compor as comissões temáticas instaladas na Casa de Leis, que somam 18 ao todo. Até o momento, 13 deputados já foram designados para ocupar a presidência desses colegiados, o que representa 72% do total, restando ainda cinco para serem contempladas, ou 28%.
A indicação dos nomes para compor as comissões temáticas da Alego seguiu a regra de proporcionalidade, a qual determina que os partidos têm prioridade na indicação de nomes, de acordo com o número de deputados de sua bancada. Dessa forma, três comissões contemplaram as deputadas novatas, sendo elas: Comissão de Educação, Cultura e Esporte, com Bia de Lima (PT); Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com Rosângela Rezende (Agir); e Comissão de Assistência Social, com Vivian Naves (PP).
As demais comissões foram assumidas pelos seguintes parlamentares: Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, Renato de Castro (UB); Comissão da Organização dos Municípios, Jamil Calife (PP); Comissão de Minas e Energia, Lineu Olímpio (MDB); Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana, Lincoln Tejota (UB); Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, Cristiano Galindo (Solidariedade); Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação, André do Premium (Avante); e Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Veter Martins (Patriota).
Dentre os deputados reeleitos, três permaneceram como presidente dos colegiados que já ocupavam: Comissão de Saúde, Gustavo Sebba (PSDB); Comissão de Segurança Pública, Delegado Eduardo Prado (PL); e Comissão de Turismo, Coronel Adailton (PRTB).
A eleição do presidente de cada colegiado é importante, pois ele será responsável por conduzir os trabalhos da comissão e representá-lo nas negociações com outras instituições. Em cada início de Legislatura, como ocorreu agora, os presidentes de comissão são eleitos para conduzir os trabalhos do grupo durante o período legislativo, portanto, pelos próximos quatro anos.
Importante destacar que é a composição de todos os parlamentares da Casa que forma a Comissão Mista, exclusos apenas o presidente da Alego, o 1º secretário e o 2º secretário. Essa comissão é criada para analisar questões específicas, urgentes e de interesse comum a todos os colegiados, como, por exemplo, propostas de emenda à Constituição ou projetos de lei de interesse estadual. A Comissão Mista permite uma maior integração entre as comissões, permitindo tramitação mais ágil e eficiente de projetos de lei relevantes para a sociedade.
A composição das comissões é uma etapa importante para garantir a representatividade dos diversos segmentos da sociedade goiana no Parlamento estadual. Os membros das comissões temáticas têm importante papel na discussão e elaboração de projetos de lei relacionados aos respectivos temas, além de realizarem fiscalizações e investigações.