Conscientizar a população sobre a relação entre maus-tratos aos animais e violência humana é objeto de projeto que se encontra na CCJ
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou projeto para instituir em Goiás a “Semana de Conscientização sobre a Teoria do Elo”. Segundo ele, o objetivo é construir um novo paradigma, uma nova mentalidade pública e social, para alertar a população e os agentes públicos em relação ao "elo" existente entre os maus-tratos aos animais e a violência contra o ser humano, especialmente contra as mulheres. A proposição, protocolada como processo nº 457/23, está sob relatoria do deputado Veter Martins (Patriota) na Comissão de Constituição e Justiça.
De acordo com o projeto, a campanha acontecerá todos os anos na primeira semana de agosto. A escolha dessa data ocorre para colaborar e potencializar as discussões em relação ao combate da violência contra a mulher, difundidas por meio da campanha "Agosto Lilás".
“O principal objetivo de se criar uma semana para se conscientizar e discutir junto à sociedade esta relação é chamar a atenção de todos os envolvidos de como os crimes contra os animais podem funcionar como um indicador, predizendo que o agressor pode ser violento com pessoas no futuro”, afirma Prado em suas justificativas.
Segundo ele, esses crimes devem ser denunciados, investigados e penalizados com o mesmo rigor, pois onde há violência contra animais haveria maior risco de ter violência e abuso contra pessoas vulneráveis, como mulheres, crianças e idosos. “Importante mencionar, também, que a violência contra animais pode ser usada como coerção a essas pessoas”.