Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas Calil apresenta projeto para mitigar penhoras ilegais

23 de Junho de 2023 às 07:07

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano a propositura nº 611/23, protocolada pelo deputado Lucas Calil (MDB), cujo objetivo é determinar às empresas ou órgãos pagadores de rendimento a obrigatoriedade de informar ao Poder Judiciário estadual a natureza dos rendimentos dos devedores que tenham sofrido penhora em contas bancárias.

A proposta estabelece que os rendimentos de natureza impenhoráveis deverão ser identificados e informados às autoridades judiciais competentes, de modo a garantir direitos fundamentais, sobretudo os princípios de impenhorabilidade de determinados rendimentos e do mínimo existencial.

Na justificativa do projeto, o deputado apontou que o objetivo é evitar penhoras indevidas. Ele apontou que todas as pessoas têm direito às condições mínimas para viver com dignidade, e a responsabilidade de assegurar essa garantia é do Estado. Quanto ao conceito de mínimo existencial, o deputado destacou que ele se relaciona com os princípios da justiça social e proteção aos direitos humanos, além de abranger uma variedade de áreas, como alimentação, saúde, moradia, educação, trabalho e saneamento.

Assim, o parlamentar ressaltou que o projeto busca relativizar os bloqueios de modo eficiente, ao informar os juízes acerca da incapacidade econômica dos devedores que dispõem de poucos recursos para sanarem suas dívidas.

Na CCJ, o projeto foi distribuído para análise e relatoria do deputado Talles Barreto (UB). Se o parecer do colegiado for favorável, o texto estará apto para votação em duas fases pelos legisladores. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.