Ícone alego digital Ícone alego digital

Selo Social Empresa Amiga da Mulher é proposto por Bia de Lima

12 de Junho de 2023 às 15:37

As empresas que incentivam práticas e políticas públicas voltadas às mulheres receberão o Selo Social Empresa Amiga da Mulher, isso é o que estabelece a proposição 712/23 de Bia de Lima (PT).

O selo visa o reconhecimento de empresas que desenvolvam programas voltados a assegurar os direitos humanos das mulheres e promovam a equidade de gênero no ambiente de trabalho. Para recebê-lo a empresa deverá firmar uma carta-compromisso fornecida pela Procuradoria da Mulher da Alego, na qual constam diretrizes para a promoção e defesa dos direitos da mulher, atestando o cumprimento de critérios pré-definidos.

Os critérios a serem atendidos tratam, por exemplo, de medidas que visem a promoção e divulgação de ações afirmativas e informativas abordando os direitos da mulher, em âmbito interno e externo da empresa; do desenvolvimento de ações, projetos e programas de prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; e oferecimento de vagas de trabalho para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Na justificativa da proposição, a deputada apresenta dados sobre o tema apontando, por exemplo, que no ranking de desigualdade de gênero, reunindo 146 nações, o Brasil ocupa o 94º lugar. "A classificação foi feita pelo Fórum Econômico Mundial, no relatório global de desigualdade de gênero de 2022. A partir desses dados, portanto, a garantia e a promoção da igualdade de gênero devem unir esforços dos mais diversos setores da sociedade", defende a parlamentar em sua motivação.

A proposição foi recebida na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego e, caso aprovada, será encaminhada ao Plenário da Casa de Leis para apreciação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.