Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ analisa veto do Governo a projeto que disponibiliza internet para alunos da rede pública

14 de Junho de 2023 às 09:40

O deputado Issy Quinan (MDB) é o relator, na Comissão de Constituição e Justiça, do projeto nº 630/23, de autoria do Governo, que veta integralmente matéria aprovada na Alego sobre a criação da Política Pública Estadual de Inovação denominada "Educação Conectada". Trata-se de proposta do deputado Virmondes Cruvinel (UB), protocolada na Casa com o nº 2540/20.

O chefe do Executivo tomou a decisão a partir de parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), segundo o qual o projeto de lei cria despesas sem o necessário estudo de impacto financeiro e orçamentário. “Isso viola o art. 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição federal e implica a inconstitucionalidade devido a irregularidade formal no trâmite legislativo”, diz o documento da PGE.

Também segundo a PGE, a proposta normativa é inconstitucional por violar o princípio da separação dos Poderes. O citado aumento de despesas decorre das novas atribuições definidas no autógrafo para o Poder Executivo, como a obrigação de disponibilizar conexão sem fio aos alunos da rede estadual de ensino que não tenham condição de contratar esse serviço. Haveria, nesse caso, a inobservância de regras estabelecidas na Constituição Estadual.

Assim, a proposta também é formalmente inconstitucional por vício de iniciativa ao dispor sobre a organização da Administração Pública, matéria reservada ao seu titular. “Ainda seria observada a inconstitucionalidade material por contrariedade ao artigo 2° da Constituição Federal, que impõe a separação e autonomia dos Poderes. A PGE, por fim, apontou que não se demonstrou a compatibilidade das despesas criadas com o regime de recuperação fiscal ou com as regras de responsabilidade fiscal.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.