Ícone alego digital Ícone alego digital

George Morais quer estabelecer a Política de Maternidade Segura em Goiás

19 de Junho de 2023 às 12:30

Tramita  na  Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 774/23, de autoria do deputado George Morais (PDT), que estabelece a Política de Maternidade Segura em Goiás. Segundo o autor, a iniciativa visa promover políticas públicas para redução da mortalidade materna e neonatal no estado. 

O texto busca garantir o respeito, a proteção e a realização dos direitos humanos; o respeito à diversidade cultural, étnica e racial; além de fomentar a implementação de novo modelo de atenção saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero a dois anos. 

A iniciativa também visa fomentar políticas de parto humanizado; organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que se garanta acesso e acolhimento. Também figura na lista de objetivos o estímulo a informações e publicidade sobre a gravidade das mortes maternas e infantis, suas causas e efeitos.

"Todas essas ações visam instituir medidas de orientação e qualificação dos profissionais de saúde que atuam na rede de atenção às gestantes e puérperas. Entretanto, para que possamos atender os objetivos tragados pela Organização das Nações Unidas (ONU), é fundamental que haja um esforço coletivo, interdisciplinar e federado, de todos os entes, no intuito de diminuições dos alarmantes números de mortes", argumenta o deputado autor da proposta. 

A propositura tramita pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O texto é analisado pelo deputado Lincoln Tejota (UB), relator da matéria. Em caso de parecer favorável e aprovação na Comissão, a iniciativa seguirá ao Plenário onde deverá ser apreciada em duas fases de discussão e votação antes de ser enviada ao crivo do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.