Gerente da Secult fala sobre planos de editais e recursos financeiros da União
O gerente de Editais de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Sacha Witkowski, fechou o Seminário Estadual de Políticas Culturais com orientações aos participantes sobre os próximos objetos de editais a serem publicados pela pasta e sobre os recursos financeiros provenientes da União para subsidiar os projetos culturais nos municípios de Goiás. O seminário abordou o Sistema Nacional de Cultura, a Lei Paulo Gustavo e outros editais e foi realizado nos períodos matutino e vespertino desta sexta-feira, 2, no Auditório Carlos Vieira da Alego.
Sacha Witkowski afirmou que a secretaria tem planos de elaborar editais com as temáticas LGBTQIA+, povos tradicionais e indígenas de Goiás, além da revitalização do Centro de Goiânia e outros sítios históricos estaduais.
O gerente ainda informou que a pasta tem disponíveis R$ 67 milhões provenientes de recursos provenientes do Ministério da Cultura (Minc) para investimento na área cultural, obedecendo os critérios da Lei Paulo Gustavo. “A determinação do governador Ronaldo Caiado é que seja aplicado todo esse recurso e que a Secult não pode errar”, comentou.
Na sequência da participação do representante da Secult, o diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, Deryk Vieira, e a coordenadora da Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios do MinC, Natália Leitão, responderam os questionamentos dos realizadores culturais de vários municípios goianos.