Ícone alego digital Ícone alego digital

Participantes enfatizam a importância de ação da sociedade civil em prol do meio ambiente

05 de Junho de 2023 às 11:18

Na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, está sendo realizada a abertura da quinta edição do projeto Virada Ambiental em Goiás. Diversos participantes estiveram presentes, incluindo representantes da empresa estatal Saneamento de Goiás (Saneago), da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), que destacaram a relevância da mobilização da sociedade civil para a preservação do meio ambiente.

Camila Roncato, diretora de Recursos Hídricos da Saneago, apresentou um diagnóstico sobre a situação do Rio Meia Ponte, ressaltando a importância de ações para melhorar sua qualidade. Ela enfatizou que a preservação desse recurso é fundamental para as gerações presentes e futuras. Camila também mencionou parcerias com prefeituras, o Ministério Público e universidades, visando à recuperação de nascentes e à conscientização sobre a importância do saneamento básico.

Representando a Seduc, Marcos Pedro da Silva destacou três projetos relevantes para a preservação do Cerrado, que abrangem desde o envolvimento de estudantes na produção de textos e desenhos sobre o bioma, a recuperação de nascentes na bacia do Meia Ponte, a avaliações da qualidade da água em parques estaduais. Ele ressaltou a importância de envolver as escolas e os alunos na conscientização ambiental e solicitou apoio de parceiros para a criação de viveiros ambientais escolares.

O professor Jônathas Silva, da UFG, enfatizou a importância da mobilização da sociedade civil na questão ambiental. Ele ressaltou que, desde o início do projeto Virada Ambiental, houve um esforço para envolver a sociedade na causa ambiental, mobilizando representantes da academia e da sociedade civil. “ É preciso a participação de todos para enfrentarmos os desafios ambientais, salientando que a solução para a questão ambiental só será alcançada por meio do empenho conjunto da sociedade civil”, destacou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.