Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta projeto sobre exceções à proibição de fogos de artifício

06 de Junho de 2023 às 08:38

Tramita na Assembleia Legislativa de Goáis (Alego) o veto integral nº 912/23, que recai sobre o autógrafo de lei que sugeria exceções para a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeito de tiro (Lei n° 21.657/2022). A proposta é do deputado José Machado (PSDB) e previa que o referido impedimento não fosse válido em festividades culturais reconhecidas como patrimônio cultural goiano.

A decisão do Executivo de rejeitar totalmente a alteração é embasada em orientações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Conforme a Semad, a proibição visa especialmente ao bem-estar dos idosos acamados e pessoas com hipersensibilidade auditiva, além de proteger os animais, que também sofrem com os barulhos intensos. A Pasta ressaltou, ainda, que o veto à exceção não interfere nos espetáculos das grandes festas populares, porque “os fogos de artifício visuais sem estampido engrandecem os eventos e ocasionam menores impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas e aos animais”.

No mesmo sentido, a SSP recomendou a rejeição integral do autógrafo. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, é frequente o atendimento a vítimas com ferimentos e outros distúrbios decorrentes dos fogos de artificio de alto impacto, bem como o socorro a animais que sofrem com o barulho dos referidos artefatos. As Polícias Civil e Militar também se manifestaram contrárias à medida.

“A alteração proposta talvez não tenha maior representatividade na preservação do patrimônio cultural, já que a essência e o brilho de cada festa popular são garantidos apenas com o uso de fogos visualmente atrativos. Além disso, a liberação pretendida pode provocar os notórios abalos à saúde das pessoas e dos animais”, destaca o texto da justificativa.

O veto integral foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa e deverá ser distribuído para relatoria de um dos membros nas próximas reuniões.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.