Sessão solene para entrega da Comenda Washington Novaes é transferida
A homenagem será dedicada à ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e ao CEO do Grupo Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior, responsável pelo jornal O Popular, o portal G1 e que comanda as rádios Executiva, CBN e a TV Anhanguera. O jornalista Batista Custódio, fundador do Diário da Manhã, também será homenageado pelo trabalho educativo do DM e pela militância preservacionista, como criador da APA do Encantado, que preserva 10.500 hectares de mata e cerrado na nascente do Araguaia e Baliza.
Ainda compõem a lista de homenageados outras 29 personalidades de Goiás e do Brasil, entre eles os professores Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana; o delegado Luziano Severino, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema); o ex-secretário do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico; o ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do Parque Macambira Anicuns (PUAMA); e Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder histórico do povo Kuikuro, registrado no documentário Kuarup, de Washington Novaes no documentário Xingu.
Quem foi Washington Novaes?
O nome da comenda refere-se ao renomado jornalista ambiental, com destaque internacional para defesa do Cerrado, Amazônia e povos indígenas, Washington Novaes, que morreu em agosto de 2020.
A transmissão será realizada pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) e, ainda, pelo canal do Youtube.