Coronel Adailton comenta projeto que prevê inclusão de Ética e Cidadania na grade curricular das escolas goianas
Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 14, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) comentou informações divulgadas na imprensa acerca da proposição 7858/19, que pretende incluir o tema "Ética e Cidadania" como conteúdo curricular nas escolas das redes pública e privada de Goiás. Na visão do parlamentar, o projeto, de autoria do ex-deputado Paulo Trabalho (PL), repercutiu na imprensa de forma diferente da pretendida.
O parlamentar defendeu um maior aprofundamento ao se discutir a pauta, enfatizando que os termos não se referem ao período da ditadura militar, como veiculado por parte da imprensa. Ele cita uma emenda modificativa constante do processo em que os termos “educação moral e cívica”, objetos das críticas, foram substituídos por “ética e cidadania”.
De acordo com o deputado e relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o processo legislativo que tramita na Alego visa justamente aprimorar os conteúdos propostos. “É por isso que os processos para serem aprovados passam pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, comissões temáticas e depois pelo Plenário”, argumentou.
“Não é apenas a nomenclatura que vai subverter ou modificar a apresentação dessa matéria. Ética e cidadania são pertinentes para qualquer pessoa, principalmente para nós, parlamentares representantes do povo goiano”, concluiu.