Projeto de Cairo Salim obriga a divulgação, no âmbito do Estado de Goiás, do Centro de Valorização da Vida
O deputado Cairo Salim (PSD) apresentou o projeto de lei nº 1006/23, com o objetivo de garantir a acessibilidade e reafirmar a importância do Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que queiram e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
De acordo com o deputado, trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes, e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance.
"A prevenção do suicídio é de responsabilidade de toda a sociedade. Quando a importância de estar bem com as próprias emoções passa a ser reconhecida, as pessoas aprendem a identificar se o que sentem não é um estado de ânimo passageiro e ficam mais abertas a procurar ajuda. Ainda é comum ter vergonha, culpa e se sentir julgado por não estar bem. À medida que falamos a respeito, percebemos que isso não é tão incomum, e que podemos necessitar de apoio. Foi assim com o câncer de mama. Antes nem sequer falávamos o nome da doença. Em termos práticos, podemos sensibilizar as pessoas para a escuta empática, que deixa o outro desabafar sem cortes, críticas ou conselhos. Ouvir de forma atenta e empática é algo que muitos podem fazer. Além disso, precisamos trabalhar a educação emocional desde cedo e ampliar a oferta de serviços gratuitos de atendimento." diz deputado.
O projeto já tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).