Classe farmacêutica goiana é homenageada pela Assembleia Legislativa de Goiás, em sessão solene realizada nessa 2ª-feira, 19

Indispensáveis na promoção da saúde, os profissionais farmacêuticos atuam desde a orientação aos pacientes no balcão das drogarias até a pesquisa científica para descoberta de novos medicamentos. Pela importância da categoria para a sociedade, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), propôs a homenagem realizada na noite dessa segunda-feira, 19, no plenário Iris Rezende. A sessão solene teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino dos Farmacêuticos.
Na mesa dos trabalhos, além de Peixoto, estiveram: a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía de Oliveira Alencar; o reitor da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Carlos Mendes; o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João; a conselheira federal do CRF-GO, Ernestina Rocha; a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil de Morais; o diretor tesoureiro do CRF-GO, Leandro Zenon; e o secretário-geral do CRF-GO, Daniel Jesus.
Ao fazer uso da palavra, o presidente do CFF afirmou que a categoria se sente muito feliz e lisonjeada com a homenagem e que a iniciativa é um reflexo do que a profissão vem conseguindo, em termos de visibilidade e de transformação. “No passado, a sociedade não conseguia reconhecer o farmacêutico como profissional de saúde. Hoje nós conseguimos transformar essa profissão de uma forma extraordinária. (...) Nós temos sido muito abençoados na nossa caminhada, ainda que com muitos percalços, muitos obstáculos, muita dificuldade.”
Walter sublinhou que a categoria hoje tem uma visão da necessidade de se apresentar à sociedade, que está com uma nova formação, voltada para além do medicamento, a cuidar da saúde e desenvolver todas as atividades clínicas, uma face que foi afastada com a chegada da indústria (farmacêutica) no Brasil.
O gestor citou, como exemplo do reconhecimento do valor do profissional, a inclusão do farmacêutico nos programas do Ministério da Saúde. “Quando havia um núcleo de atenção à saúde da família, dificilmente se enquadrava um farmacêutico nesse núcleo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nós avançamos tanto, que hoje, na nova proposta do governo federal, estamos inseridos nesse programa chamado ‘Equipe Multiprofissional em Saúde’, dentro do SUS. E o que se precisa hoje dentro desse sistema é exatamente o farmacêutico clínico, o que passa a demonstrar que o que se precisa por parte do farmacêutico é esse assistencialismo, não é só a entrega do medicamento, nós estamos indo além disso. Esse tem que ser o nosso papel, de fundamental importância”.
Lorena Baía cumprimentou os integrantes da Mesa, na pessoa de Bruno Peixoto, a quem chamou de “amigo do farmacêutico”. Ela ressaltou que a sessão solene tinha enorme significado e que, para ela, a noite era de muita emoção, por poder homenagear os profissionais farmacêuticos, que fazem a diferença em Goiás.
A presidente do CRF-GO lembrou que, desde que foi vereador, Bruno Peixoto abraçou as causas dos farmacêuticos, apresentando diversos projetos de lei de interesse da categoria. Comportamento que continuou repetindo no Legislativo estadual. Ela citou como exemplo a permissão de se realizar a dosagem de colesterol nas farmácias, além da ampliação dos serviços farmacêuticos, projetos que colocaram o estado num patamar diferenciado.
Lorena afirmou que apesar dos profissionais serem os homenageados, não poderia deixar de fazer um reconhecimento também ao deputado. E, quebrando o protocolo, com os outros diretores do CRF-GO, ela entregou ao presidente uma camiseta personalizada, com a inscrição “Bruno Peixoto, o artilheiro dos farmacêuticos”.
A presidente do CRF-GO afirmou que, em Goiás, o farmacêutico é valorizado, e muito, pela atuação da entidade, focada na atividade profissional. “Buscamos fiscalizar, de maneira humanizada, para garantir que a atividade profissional, que é executada lá na ponta, que ela seja sempre executada por um farmacêutico e que esse farmacêutico seja reconhecido e valorizado nos postos de atendimento”, pontuou.
Valorização
Bruno Peixoto agradeceu a homenagem recebida e lembrou dos vários projetos apresentados em atendimento às demandas levadas a ele pelos profissionais farmacêuticos.
Segundo o parlamentar, apesar de Goiás ser vanguardista na atuação dos farmacêuticos, muito pelos projetos aprovados pela Alego, como a ampliação dos produtos vendidos e serviços oferecidos pelas farmácias, ainda pode se evoluir muito nesse sentido, o que vai beneficiar a população em geral. “E essa elevação de serviços ofertados vai desafogar as unidades de saúde públicas, porque temos farmácias e drogarias, em todos os cantos da sociedade.”
A sessão seguiu com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo e o Troféu do CRF Goiás aos homenageados da noite.
Falando em nome dos farmacêuticos agraciados, Odair de Campos Filho agradeceu pela escolha do seu nome como homenageado aos diretores do CRF-GO, ao deputado Bruno Peixoto, aos familiares e amigos. E fez uma dedicatória especial à filha que também comemorava seu aniversário de 11 anos nesse dia.
Ele fez um histórico da atuação do farmacêutico, lembrando que o profissional se faz presente na história da humanidade, desde as civilizações mais antigas. E pontuou as diversas áreas de atuações do farmacêutico pode atuar, sendo que hoje são mais de 140 especialidades reconhecidas. Em todos elas, disse, o grande diferencial é a presença do farmacêutico, que, através de muito trabalho e dedicação, busca valorizar a profissão.
Campos Filho lembrou que o farmacêutico é capacitado para orientar os pacientes, principalmente com o intuito de educar e instruir sobre todos os aspectos relacionados ao medicamento. "O farmacêutico é uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento, não apenas para os pacientes, mas também para outros profissionais de saúde. Trabalhamos para que o medicamento correto seja fornecido ao paciente certo, na dose certa e na formulação mais adequada.”