Ícone alego digital Ícone alego digital

Magistrados, servidores da SSP e do Judiciário e empresário são homenageados numa iniciativa foi do deputado Eduardo Prado

21 de Junho de 2023 às 07:10
Crédito: Carlos Costa
Magistrados, servidores da SSP e do Judiciário e empresário são homenageados numa iniciativa foi do deputado Eduardo Prado
Sessão solene extraordinária de entrega de Título de Cidadania Goiana

Três juízes, um delegado, uma servidora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e um empresário são os novos cidadãos goianos, conforme título concedido pelo Poder Legislativo, por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). A solenidade de concessão das honrarias foi nessa terça-feira, 20, no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela.

Os Títulos de Cidadania Goiana reconhecem a relevância dos serviços prestados por pessoas não nascidas em Goiás, mas que prestaram e/ou continuam prestando relevantes serviços ao Estado, contribuindo para o desenvolvimento regional e a identidade goiana.

Receberam a honraria os juízes Alexandre Valle Piovesan (de Constantina-RS), Carolline Rebellato Sanches (de Ribeirão Preto-SP) e Eduardo Cardoso Gerhardt (de Rio Bonito-RS); a analista judiciária do TJ-GO Manuela Moreira Soares Gerhardt (de Rio Bonito-RS); o delegado José Antônio Machado Sena (de Livramento-RS); e o atleta de fisiculturismo e empresário Márcio Vieira Gonçalves (de Ituiutaba-MG).

Os seis homenageados compuseram a Mesa Diretiva, que foi presidida pelo propositor das concessões, Eduardo Prado.

Na plateia, além de familiares e amigos dos homenageados, estiveram: o vereador por Firminópolis Carlos Antônio (PSB); a chefe de gabinete da Defensoria Pública de Goiás, Ingrid David Cardoso; o titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Formosa, Yasser Yassine; o titular da 12ª Delegacia Regional de Polícia de Porangatu, delegado Stanislao Mont’Serrat Garcia Neves; o juiz de Caldas Novas, Thiago Bentes; e a juíza de Trindade, Vivian Dutra.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Eduardo Prado subiu à tribuna para fazer uso da palavra. Ele afirmou que sempre viu na entrega de um título de cidadão, um significado profundo e muito especial. Disse que ser cidadão de um lugar é uma identificação íntima que remete a ter, nesse lugar, a casa, o lar, histórias e construções preciosas. E afirmou, ainda, que os homens e mulheres hoje reconhecidos como cidadãos goianos têm tudo isso e muito mais em relação ao estado.

“Goiás é essa grande casa acolhedora e próspera, que abençoa os que aqui vivem. O nosso amado estado já faz parte de muitas e muitas histórias nas vidas dos que receberão esse título. É uma honra que esse reconhecimento seja prestado por meio do nosso mandato. A Assembleia Legislativa oficializa que agora vocês são cidadãos goianos”, disse o legislador.

O deputado reiterou que é extremamente cuidadoso na escolha das pessoas a quem concede o Título de Cidadão Goiano, porque além da responsabilidade pessoal e do seu mandato, a concessão leva a chancela do Poder Legislativo e do governador do Estado.

Prado fez um breve relato da trajetória de cada um dos homenageados, destacando suas carreiras desde que chegaram ao estado de Goiás. Ele ressaltou que todos os que receberam a honraria são seus amigos pessoais, e que, além disso, são merecedores, por sua contribuição ao estado. “Goiás reconhece todos vocês. Nosso mandato, nosso gabinete está à disposição.”  

Antes da entrega dos títulos, a harpista Aline Araújo e a violinista Gabriele Santos fizeram uma apresentação, executando três músicas do repertório cristão. A seguir, o parlamentar entregou a cada homenageado o Título de Cidadão Goiano.

Grande honra

O empresário Márcio Vieira falou em seguida, afirmando que receber o título é uma grande honra. Segundo o fisiculturista, ele já se sente cidadão goiano desde que chegou ao estado. Ele narrou um pouco de suas dificuldades ao chegar a Goiás, primeiramente na cidade de Jataí e, depois, em Goiânia. E revelou que sempre levou a bandeira do estado em todas as competições que participou em diversos países. “Para mim é uma honra, um privilégio essa homenagem, esse título, das mãos do meu amigo deputado Eduardo Prado.”

Manuela Moreira Soares foi a próxima discursar. Ela relembrou todos os obstáculos superados, ao deixar o estado do Rio de Janeiro, há 20 anos para vir morar em Goiás, como a insegurança de estar longe da família e a saudade dos que ficaram. Mas ela disse que todas essas dificuldades foram facilmente vencidas com a grandiosidade do povo goiano.

Segundo ela, já se sentia goiana, mas que agora tem a autorização para afirmar sua goianidade. “E eu tenho muito orgulho de dizer que sou goiana do 'pé rachado', comedora de pequi e ‘gueroba’, que eu amo.”

Da tribuna, o delegado José Antônio Machado Sena disse que sempre teve Eduardo Prado como referência na Polícia Civil e, para ele, isso aumenta o orgulho de receber a homenagem. “Fico extremamente lisonjeado e extremamente agradecido em receber essa honraria”, disse, no breve discurso.

O juiz Alexandre Valle Piovesan afirmou que o vínculo de cada um com seu território, com sua pátria, assim como ensinou o filósofo Sócrates, é sagrado. E pontuou que, para ele, Goiás é esse solo sagrado. “Aqui eu escolhi para educar a minha filha, para criar a minha família (...) Muitíssimo obrigado, por esse título, deputado Delegado Eduardo Prado. Eu me sinto extremamente honrado por ter sido lembrado, dentre tantas outras pessoas, que talvez mereçam até mais que eu.”

A gratidão que tem ao povo goiano foi destacada pelo juiz Eduardo Cardoso Gerhardt. Ele disse ser eternamente grato pela gentileza, receptividade e cordialidade da população de todas as localidades por onde passou no estado. “Em Goiás pude compreender o significado da palavra pertencimento. Os encantos desse estado, de gente ordeira, respeitosa, muito cedo me fizeram sentir que sou filho dessa terra. E aqui quero permanecer até quando Deus permitir (...) Essa egrégia Casa, através da honraria a mim concedida, formaliza um sentimento que já estava em meu coração”, afirmou

A última a fazer uso da palavra foi a magistrada Carolline Rebellato Sanches Piovesan, que disse que a mudança para Goiás foi um misto de desafio e alegria. Ela contou que foi aprovada para o concurso de juíza para o estado do Acre e que o esposo já era juiz fixo em Goiânia. Para a juíza, a luta para conseguir a transferência para Goiás foi muito difícil, mas que aconteceu de forma até surpreendente, o que a deixou muito feliz. “Hoje eu só tenho a agradecer ao deputado Eduardo Prado, por me conceder essa honra, que eu acredito nem mereço, mas farei por merecer a partir de agora.”

Homenageados:

Juíz Alexandre Valle Piovesan, do Tribunal Regional do Trabalho da 18° Região, e Carolline Rebellato Sanches Piovesan, da Vara de Uruaçu e Porangatu, ambos com atuação de destaque na área do Direito do Trabalho.

Eduardo Cardoso Gerhardt, Juiz de Direito na Comarca de Firminópolis e coordenador de uma das equipes do Núcleo de Aceleração de Julgamentos do interior, também reconhecido por sua contribuição na área jurídica.

Manuela Moreira Soares Gerhardt, analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, recebeu a honraria pelo seu desempenho na Justiça goiana e sua contribuição ao Direito Processual.

José Antônio Machado Sena, delegado de Polícia Civil de Goiás, atualmente à frente da Delegacia Regional de Formosa, homenageado por sua trajetória exemplar na Segurança Pública, sendo atualmente instrutor de armamento e tiro da Escola Superior da Polícia Civil.

Márcio Vieira Gonçalves, atleta de fisiculturismo e proprietário do Centro de Treinamento Márcio Gonçalves, homenageado por sua representação internacional do Brasil e de Goiás em campeonatos mundiais, além de sua contribuição ao esporte e ao fisiculturismo no estado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.