Licitações na Alego
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 22, uma comitiva de técnicos da Secretaria Estadual de Administração (Sead). Os servidores vieram acompanhados, inclusive, do titular da pasta, Sérvulo Freire. A visita ao Parlamento foi realizada para apresentação de um novo sistema que será utilizado pelos Poderes para pesquisa de preços, elaboração de licitações e relatórios.
O desenvolvimento da plataforma atende à nova lei de licitações do Governo federal. Segundo os envolvidos no processo de migração, todos os estados deverão se adequar, até 31 de dezembro de 2023, ao novo modelo de contratações. A ferramenta desenvolvida pelo Governo goiano foi batizada de Sislog.
A plataforma em questão promete, especialmente, facilidade para planejamento e contratações. Com ela será possível trabalhar de maneira integrada com o Sistema de Administração Financeira do Tesouro (AFT), o SIOFI.net, Sistema Geral de Contabilidade (SGC), além do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Junta Comercial do Estado de Goiás, Sistemas de controle de patrimônio e de estoques (SPMI e Sigmate) e o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
A reunião desta quinta marcou o primeiro de uma série de encontros que ainda virão. A ideia é que os profissionais do departamento de Tecnologia e Informação (TI) da Casa de Leis possam se inteirar das novas funcionalidades e preparar o processo de migração dos softwares. O uso do novo sistema, segundo os técnicos, ajudará a Casa a trabalhar com processos padronizados de ponta a ponta. Isso fará com que as contratações não sejam encaradas como empecilhos, além de que tudo seja resolvido de maneira simples e menos burocrática.
“A Alego certamente vai se beneficiar muito com esse conjunto de ações que a ferramenta permite. Sem contar que vocês não vão ter que se empenhar para criar algo desse tipo. Isso o Estado já fez. Isso contribui, inclusive, para evitar o desperdício de recursos públicos”, disse o titular da Sead ao comentar a mais nova parceria.
O cruzamento de dados via plataforma permitirá que os servidores da Alego acompanhem o que está dentro do orçamento da Casa de Leis. E mais: os preços praticados pelo mercado, o cadastro de fornecedores, a gestão dos convênios e os diferentes modelos de contratos.
Segundo o diretor executivo da presidência, Rubens Kirsteim, a nova ferramenta permitirá que a Alego trabalhe com aquilo que há de mais moderno no mercado. “A partir de agora criaremos grupos de trabalho para realizar os treinamentos. Esse é apenas um primeiro passo para consolidação de algo que temos em mente que deve ser feito”, disse.
Além da comitiva da Sead e servidores ligados ao departamento de Tecnologia e Informação da Alego, também participaram do encontro o subsecretário de tecnologia da Secretaria Geral de Governo (SGG), Márcio Pereira, o diretor-geral do Legislativo, Francisco Oliveira, e a diretora de Compras da Casa, Sofia Rocha Lima.