Cristiano Galindo requer criação do Dia Estadual do Terapeuta Ocupacional
O deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) pretende, com o projeto de lei n°1150/23, criar o Dia Estadual do Terapeuta Ocupacional.
Profissional atuante como fisioterapeuta, o parlamentar entende ser de extrema relevância reconhecer os serviços prestados pelos profissionais da área e por isso propõe que a data seja comemorada anualmente em 12 de maio, como forma de ressaltar a importância desse profissional.
O terapeuta ocupacional é responsável por beneficiar pessoas de todas as faixas etárias que tenham algum tipo de limitação ou incapacidade ao realizar atividades do dia a dia. Pacientes que sofrem trauma, dependentes químicos, pessoas com síndromes e transtornos, autismo, com dificuldades de aprendizado, entre outras, desde recém-nascidos a idosos, podem ser ajudados também por estes profissionais.
Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), esse profissional tem como missão a compreensão da atividade humana como um processo criativo, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção, interferindo no cotidiano do paciente, com o objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida.
No âmbito nacional, o dia do terapeuta ocupacional era celebrado em 13 de outubro, data em que também se comemora o dia dos fisioterapeutas. Porém, no ano de 2015, por regulamentação do Decreto de Lei nº 938 de 1969 e sanção da então presidente Dilma Rousseff, a data passou a ser celebrada em 19 de janeiro - consagrada internacionalmente como Dia Mundial de Terapeuta Ocupacional.
O processo está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuído ao relator, deputado Mauro Rubem (PT).