Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do Centro de Referência de Assistência Social visitaram nesta segunda-feira a sede do Parlamento goiano

26 de Junho de 2023 às 15:41
Crédito: Will Rosa
Alunos do Centro de Referência de Assistência Social visitaram nesta segunda-feira a sede do Parlamento goiano
19ª edição do projeto Escola no Legislativo com alunos do CRAS - Senador Canedo

Na tarde desta segunda-feira, 26, o projeto Escola no Legislativo teve continuidade e recebeu, na Assembleia Legislativa, novos alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardins das Oliveiras, do município de Senador Canedo. A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma vivência no ambiente político e estimular seu interesse pela democracia e cidadania.

No encontro, o professor Maurício Paranaguá explicou aos alunos sobre Cidadania e Poder Legislativo. Durante a visita, os alunos ainda foram guiados por monitores da Escola no Legislativo, que explicaram detalhadamente o papel de cada setor, inclusive o plenário, onde acontecem as sessões com os parlamentares, e o impacto das decisões tomadas pelos deputados no cotidiano da população. 

A assistente social e coordenadora do Cras, Priscila Soares, disse que a ação, além de ser uma atividade extracurricular para os alunos, promove o acesso à cultura e explica para os discentes qual o papel da Casa de Leis. “Eles nunca tiveram nenhuma proximidade com esse tema. Muitos falam que é um lugar tão bonito e isso acaba trazendo novas vivências para eles”, esclarece.

O aluno do Cras Jardins das Oliveiras, Guilherme Ribeiro, de 11 anos, falou que “é muito bom conhecer um lugar como a Assembleia”, e que, segundo enfatiza ele, é importante para o aprendizado. 

Isabela Moraes, de 13 anos, que também é aluna do Cras, disse que a oportunidade de visitar a Assembleia é incrível. “Nunca imaginei visitar um lugar assim e é muito legal a palestra. Eu aprendi muito”, pontuou.

A expectativa é de que a visita dos alunos do Cras de Senador Canedo à Assembleia Legislativa seja um estímulo para que eles se tornem agentes de mudança em suas comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais participativa e democrática.

Visita da manhã

No período da manhã desta segunda-feira, 26, a primeira turma de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do município de Senador Canedo, veio à Assembleia a convite do deputado Mauro Rubem (PT). Essa é a 18ª edição do projeto Escola no Legislativo. O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo tanto estadual quanto municipal, buscando formar cidadãos críticos.

Ao chegarem no Palácio Maguito Vilela, os estudantes visitaram as principais dependências da Casa Legislativa do Estado de Goiás incluindo o Plenário Iris Rezende. A aluna Abigail Trindade, de 12 anos, afirmou que amou a visita. “ Já tinha visto na televisão os deputados aqui no Plenário debatendo sobre as leis, e hoje estou aqui”.

Em seguida, os alunos assistiram à palestra “Origem, evolução histórica e importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo professor de história e servidor da Casa, Maurício Paranaguá, que explanou sobre a história do Poder Legislativo, desde a Grécia antiga, passando pelos estados medievais, formação do estado nacional moderno, revolução francesa, até os dias atuais.

O professor João Carlos Firmino, que acompanhou os alunos durante a visita, ressaltou a importância da experiência extraclasse. “ Agrega bastante na formação dos alunos, no conhecimento, e traz uma visão diferenciada, eles passam a enxergar que um dia eles podem estar aqui também”.

Para saber mais sobre o projeto e sobre o cadastro de atividades, entre em contato com a Escola do Legislativo pelo portal https://escola.al.go.leg.br/ ou pelo ramal (62)3221-3378.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.