Bia de Lima quer garantir capacitação a profissionais da saúde
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei nº 1095, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), que estabelece aos profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde pública, a realização do curso de capacitação em gerontologia.
De acordo com a justificativa da parlamentar, o objetivo é garantir a esses profissionais a capacitação na especialidade que trata do envelhecimento humano, com intuito de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos idosos.
Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a população idosa acima dos 60 anos ou mais vem crescendo de forma expressiva. No ano de 2010, o país contava com aproximadamente 20,6 milhões de idosos, representando cerca de 10% da população total. As projeções indicam que, até 2050, esse número deverá triplicar, alcançando cerca de 65,7 milhões de idosos, o equivalente a 29,3% da população.
No caso específico de Goiás, também é possível observar essa tendência de envelhecimento populacional. Segundo dados do IBGE, em 2010, a população idosa em Goiás correspondia a aproximadamente 8,9% do total. Estima-se que, até 2050, esse número aumente para cerca de 25,3%, representando um incremento considerável.
O envelhecimento da população traz desafios e oportunidades para a sociedade, porém há a necessidade de políticas públicas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, garantindo o acesso a serviço de saúde de qualidade, apoio social e condições dignas para a vida os idosos, abrindo espaço para a valorização das contribuições e saberes dos mais experientes e reconhecendo a sua importância na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).