Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego inicia hoje primeira sessão extraordinária de julho

04 de Julho de 2023 às 08:20
Crédito: Carlos Costa
Alego inicia hoje primeira sessão extraordinária de julho
Plenário ll
Os parlamentares goianos reúnem-se nesta terça-feira, 04, no plenário Iris Rezende , para a primeira sessão deliberativa extraordinária da semana. Na pauta do dia constam 10 processos legislativos, entre eles o que inclui a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no Conselho Administrativo Tributário (CAT). O projeto será apreciado em segunda e definitiva votação. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento.

Nesta terça-feira, 4, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará sua primeira sessão deliberativa extraordinária fora do período ordinário de votações. A reunião está marcada para as 15 horas e será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares presentes no Plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela, e outra parte participando de forma remota.

A pauta da sessão extraordinária conta com um total de 10 processos legislativos a serem discutidos e votados pelos parlamentares. Dentre as proposições, destacam-se uma proposta da Governadoria apta a ser deliberada em segunda votação e oito proposições parlamentares aptas a serem deliberadas também em definitivo. Além disso, há uma proposição parlamentar apta a ser deliberada em primeira votação.

PGE

O projeto de lei de maior destaque, alvo de opiniões divergentes, é a proposição de nº 1203/23, de autoria do Poder Executivo. Essa matéria tem como objetivo alterar a Lei Complementar Estadual nº 58, de 4 de julho de 2006, e a Lei Estadual nº 16.469, de 19 de janeiro de 2009, para incluir a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no Conselho Administrativo Tributário (CAT) do Estado de Goiás.

A primeira norma a ser alterada dispõe sobre a organização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), enquanto a segunda regula o processo administrativo tributário e os órgãos vinculados ao julgamento administrativo de questões de natureza tributária. A proposta teve origem na PGE, que analisou o papel da advocacia pública no contencioso administrativo tributário e a possibilidade de atuação do órgão no Conselho Administrativo Tributário (CAT).

Durante a tramitação do projeto na Casa até o momento, servidores do Fisco manifestaram sua opinião contrária à participação da Procuradoria no CAT.

Dignidade Menstrual

Outro projeto em destaque é de autoria do deputado Anderson Teodoro (Avante), que propõe alterações na Lei nº 21.163, de 16 de novembro de 2021, que institui o Programa Goiano de Dignidade Menstrual.

A proposta visa ampliar o público beneficiário do programa, incluindo estagiárias de baixa renda e mulheres internadas na rede pública de saúde. Além disso, o projeto estabelece que as cestas básicas distribuídas pelo poder público contenham absorventes higiênicos femininos como item essencial.

O objetivo geral do projeto é proporcionar maior dignidade menstrual, bem-estar, segurança e uma rotina produtiva a todas as mulheres beneficiadas, ampliando o acesso aos absorventes descartáveis. O projeto está em fase final de apreciação no Parlamento goiano.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão ordinária desta terça-feira, 4, consulte a pauta prévia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população poderá acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.