Ícone alego digital Ícone alego digital

Poder Executivo sanciona lei que inclui PGE no CAT

12 de Julho de 2023 às 12:45

Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual Complementar nº 185 (originalmente projeto de lei n° 1203/23), que altera a Lei Complementar Estadual nº 58, de 4 de julho de 2006, e a Lei Estadual nº 16.469, de 19 de janeiro de 2009. A primeira norma dispõe sobre a organização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Já a segunda regula o processo administrativo tributário e dispõe sobre os órgãos vinculados ao julgamento administrativo de questões de natureza tributária.

A propositura tem origem na PGE, que analisou o papel da advocacia pública no contencioso administrativo tributário e a possibilidade de atuação do órgão no Conselho Administrativo Tributário (CAT). O objetivo da lei é garantir a cooperação entre os órgãos envolvidos, como o CAT, a PGE e o Fisco, oferecendo segurança jurídica e legalidade aos contribuintes, garantindo um atendimento de qualidade, com o novo modelo de funcionamento já estando presente em 23 estados do país.

A argumentação da matéria, aprovada em dois turnos em junho, ainda aponta que o ingresso da PGE como novo sujeito no CAT significa evolução no controle da legalidade do crédito, com a defesa do direito fundamental dos contribuintes no exercício da autocontenção por parte do Estado. Para isso, busca-se o aperfeiçoamento dos sistemas internos de aferição da legalidade dos créditos tributários.

A mudança também facilita a compatibilização com a Lei Complementar estadual nº 104 (Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte no Estado de Goiás), de 9 de outubro de 2013. O inciso II do artigo 32 dessa norma expressamente dispõe que os processos da administração pública devem observar a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em relação ao processo tributário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.