Projeto que cria selo de empresa parceira da juventude passa pela 1ª votação
Foi aprovado, em primeira discussão e votação, na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 1° de agosto, o projeto nº 4382/20, do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). A matéria, que agora vai para o segundo turno de votação, institui o Selo Empresa Parceira da Juventude, que será concedido a empresas privadas que contratarem, no mínimo, dois jovens, egressos dos programas estaduais Jovem Aprendiz e Jovens em Ação.
O parlamentar afirma que os jovens constituem um dos grupos mais vulneráveis e muitos fatores dificultam sua entrada no mercado de trabalho, dentre os principais está a falta de experiência. ‘‘Esse cenário tem chamado cada vez mais a atenção dos governos em todo o mundo. Os dados mostram que existe uma crise de emprego juvenil, tanto em termos de quantidade como de qualidade’’, diz Prado.
A proposta destaca, ainda, que estimativas da Organização Internacional do Trabalho apontam que de cada cinco jovens no mundo, um teve que parar de trabalhar por conta da pandemia. ‘‘A falta de oportunidades interrompe o processo educacional e coloca obstáculos no caminho dos que estão tentando ingressar no mercado ou mudar de emprego’’.