Bia de Lima promove audiência pública hoje, para tratar do programa “Minha Casa, Minha Vida”
A deputada Bia de Lima (PT) preside, na tarde desta segunda-feira, 14, uma audiência pública sobre o programa federal "Minha Casa, Minha Vida". A reunião, prevista para começar às 13h30, no auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás, contará com a participação de diversos movimentos sociais e autoridades, para tratar sobre o retorno do programa, bem como a moradia popular em Goiás.
A realização do encontro se dá pela retomada do programa Minha Casa ,Minha Vida (MCMV), em junho, com a sanção da lei pelo presidente Lula (PT), após aprovação do Congresso Nacional da Medida Provisória (MP) 1162/2023, que estava em vigor desde fevereiro.
“O programa MCMV é um dos mais importantes da história desse país. Só no primeiro semestre deste ano, foram entregues mais de 10 mil unidades habitacionais em 14 estados, com investimento total de R$1,7 bilhão. Para os próximos meses, a expectativa é de mais 8 mil unidades. Isso é uma grande perspectiva para quem tem o sonho da casa própria, as pessoas voltaram a acreditar que é possível sair do aluguel e ter o próprio imóvel”, diz Bia de Lima.
Além da deputada, vão compor a mesa do evento: a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT); o secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e presidente do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Valfran de Souza Ribeiro; a professora Lucia Maria Moraes, de programas de mestrados de Serviço Social e Planejamento Territorial do Curso de Graduação da Arquitetura Urbanística da PUC e assessora dos Movimentos de Moradia; o superintendente do Patrimônio da União em Goiás (SPU/GO), Carlos Antônio Soares; o superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal em Goiânia, Tarcísio Alves de Souza; o assessor institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), engenheiro civil Antônio de Pádua Teixeira; a vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), Janaína de Holanda Camilo; a coordenadora Nacional da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Simone Inocêncio Teixeira; e o presidente da União Estadual por Moradia Popular e do Conselho Nacional da Cidade, Vidal Barbosa da Silva.
Também participam da atividade representantes da União Nacional por Moradia Popular; Associação Habitacional e Ambiental do Estado de Goiás; Central de Movimentos Populares; Associação Nova Morada; Central Única dos Trabalhadores; Associação Habitacional Renascer; Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Estado de Goiás; União Estadual de Moradia Popular de Goiás; Associação Viver Bem do Estado de Goiás; Associação Habitacional e Construção Civil do Brasil; Movimento Metropolitano por Moradia Popular de Goiânia e Movimento de Reforma Urbana de Goiás.