Aniversário de Anápolis é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa, por iniciativa de Coronel Adailton

Os 116 anos de Anápolis, completados no último dia 31 de julho, foram comemorados em sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na noite dessa segunda-feira, 14. No evento, por iniciativa do deputado Coronel Adailton (SD), 36 anapolinos foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo. A convite do propositor da homenagem, a solenidade foi realizada em parceria com o deputado Antônio Gomide (PT), que também representa a cidade na Alego.
A sessão solene começou com uma oração feita pelo pároco da Igreja de São Francisco de Assis de Anápolis, William Dantas, antes da execução do Hino Nacional, que ficou a cargo do Corpo Musical da Polícia Militar de Goiás.
Compuseram a Mesa Diretiva, além dos dois parlamentares: coronel veterano da Polícia Militar José Alves Maia; o pároco William Dantas; o empresário Natal Francisco Bento (Seo Nana); a delegada aposentada da Polícia Civil Erondina Maria Terezinha de Moraes; e a capitã da Polícia Militar Elizete Nascimento.
Adailton destacou a justeza da homenagem pela importância da cidade e, especialmente, pela importância que têm as mais de 400 mil pessoas que moram em Anápolis. “Não podemos perder a oportunidade de homenagear os anapolinos. Algumas pessoas que estão sendo homenageadas hoje representam toda aquela grande população, de gente trabalhadora, honesta, hospitaleira, de gente que está sempre pronta a receber o visitante com muito bom grado.”
O legislador lembrou que em seus mandatos tem atuado em muitas frentes em favor do município, principalmente nas áreas de saúde e assistência social. Ele citou como exemplo o trabalho em defesa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Santa Casa de Misericórdia, entre outras entidades. Também na área da educação, houve a destinação de emendas parlamentares para os colégios militares da cidade, além de levar os pleitos da cidade junto ao Governo do Estado. “E, é claro, apoiando o governo municipal e buscando, também, junto ao governo federal, cada vez mais recursos para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.”
Também Antônio Gomide ressaltou a relevância do município, ao justificar a homenagem. “São 116 anos da cidade. Anápolis ajudou a construir a capital, Goiânia, ajudou a construir a capital federal, Brasília. E hoje nós temos aqui quatro deputados estaduais da cidade de Anápolis.”
O deputado destacou outras características que conferem importância impar a Anápolis. Lembrou que a economia do município é a segunda maior do Estado e contribui com quase 10% no Produto Interno Bruto (PIB) goiano. Também se tornou um polo educacional do Estado, sendo a sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e ainda com uma instituição do porte da Unievangélica.
“Nada melhor que estarmos aqui, homenageando pessoas, cidadãos de Anápolis, que realmente têm contribuído com a cidade. Valorizar, enaltecer e podermos aqui, enquanto deputados estaduais, ser representantes dessa cidade, valorizando e buscando sempre mais qualidade de vida na região”, concluiu Gomide.
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o coronel José Alves Maia falou em nome dos homenageados. O militar afirmou que para falar sobre a cidade de Anápolis basta olhar para cada um dos homenageados, cujas histórias se confundem com a do município. Além disso, são pessoas que trabalham desde muito cedo, o que, segundo ele, é uma característica do anapolino.
Maia agradeceu a homenagem e disse ter muito orgulho dos representantes da cidade na Alego. “Eu acredito muito na posição de vocês, como políticos, sempre de forma muito correta, tocando os caminhos da política de Goiás. E em nome de todos os anapolinos, eu agradeço essa homenagem”, finalizou.
Após os discursos, os outros homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo. Em seguida a sessão solene foi encerrada.
O município
A história de Anápolis remonta ao final do século XIX, quando desbravadores chegaram à região em busca de novas oportunidades. No dia 31 de julho de 1907, a cidade foi oficialmente fundada, e desde então tem experimentado um crescimento notável.
Atualmente, a cidade é reconhecida como um dos principais polos industriais do Brasil, abrigando importantes empresas nacionais e multinacionais. O Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) é uma referência nacional na área de produção industrial e concentra 150 empresas de diversos segmentos, tais como artefatos para a indústria de construção, plástico, papel, papelão, indústria de alimentos e automobilística. Além disso, abriga o segundo maior polo farmoquímico do Brasil e gera mais de 20 mil empregos diretos.
A cidade também é sede da Base Aérea de Anápolis, uma das mais importantes do país, que contribui para a segurança e defesa nacional.
Com mais de 400 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do Estado de Goiás e a segunda maior força econômica. Em 2019, a cidade possuía um PIB de mais de R$14,4 bilhões, ocupando o 76º lugar entre os 100 municípios com maior PIB do Brasil.