Aprovada matéria que trata da assistência à saúde mental de profissionais da Educação
Com o objetivo de amenizar os riscos à saúde dos profissionais da educação em exercício, a deputada Bia de Lima (PT) apresentou o projeto nº 605/23, que estabelece uma política de proteção e assistência à saúde mental desses trabalhadores. A matéria foi aprovada em primeira votação nesta terça-feira, 15, pelo Plenário.
De acordo com a proposta, o Poder Executivo deverá promover campanhas de conscientização sobre a importância da saúde mental dos profissionais da educação e estimular a busca por ajuda psicológica e psiquiátrica, com a disponibilização de atendimento especializado e gratuito.
Como umas das justificativas do projeto, a deputada solicita: “As escolas da rede pública estadual de educação deverão contar com profissionais de psicologia e psiquiatria para atender os profissionais da rede, quando necessário”, bem como, o Estado deverá assegurar o acesso gratuito dos profissionais da educação a tratamento psicológico e psiquiátrico em casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho.
Segundo a deputada, professores e administrativos da educação estão expostos a diversos fatores de risco que podem prejudicar a saúde mental, como o excesso de trabalho, o estresse, a pressão por resultados, a violência nas escolas, dentre outros. “É fundamental a criação de medidas de proteção e assistência à saúde mental desses profissionais, para que possam realizar suas atividades de forma saudável e segura.”