Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei da Governadoria que reduz a base de cálculo do ITCD de imóveis em Polo Empresarial é sancionada

22 de Agosto de 2023 às 08:35

Foi sancionada pelo Poder Executivo e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.221, originalmente projeto de lei  nº 1388/23, de autoria da Governadoria do Estado, que reduz, no ano de 2023, para 30% a base de cálculo do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) na transmissão, por doação, de imóveis situados no Polo Empresarial Goiás.

O propósito é criar condições para que as empresas sediadas possam regularizar os imóveis em que se encontram instaladas, mediante a escrituração das doações e o registro no ofício de imóveis competente. Assim, com essa regularização documental, será possível proporcionar novos investimentos no referido polo e, consequentemente, impulsionar a economia goiana.

A renúncia de receita em virtude do benefício fiscal pretendido foi considerada na estimativa de receita da Lei nº 21.760, de 29 de dezembro de 2022, e não afetará as metas de resultados fiscais. Acrescentou-se, na justificativa, que a proposta se enquadra nos termos da Lei Complementar Federal nº 159, de 19 de maio de 2017. Por se tratar de renúncia tributária, o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal autorizou previamente sua compensação financeira mediante o cancelamento de saldo disponível no montante de ressalvas previsto no Plano de Recuperação Fiscal do Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.