Dr. George Morais propõe dia sem celular para crianças e adolescentes
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu para análise projeto do deputado Dr. George Morais (PDT) que institui em escolas e espaços públicos de Goiás o “Dia Sem Celular". O objetivo é combater o uso excessivo de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, promovendo a saúde mental, o convívio social e a atividade física. Protocolada como processo nº 1787/23, a matéria foi distribuída na CCJ para relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).
De acordo com o autor da proposta, o "Dia Sem Celular" oferece a oportunidade de conscientizar e educar as gerações mais jovens sobre os benefícios do uso equilibrado da tecnologia. “Além disso, a medida visa fortalecer os laços familiares e comunitários, incentivando atividades que estimulem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”, afirma o deputado em suas justificativas.
O evento ocorrerá uma vez por mês, sempre na última sexta-feira, em todas as escolas públicas do Estado, bem como em espaços públicos de lazer frequentados por crianças e adolescentes.
Durante o "Dia Sem Celular", as escolas deverão promover atividades educativas e recreativas especiais durante o "Dia Sem Celular", com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os benefícios do uso equilibrado da tecnologia e estimular o convívio social presencial.
Nos espaços públicos de lazer, como parques, praças e áreas de recreação, poderão ser disponibilizadas atividades ao ar livre e interações que incentivem as crianças e adolescentes a aproveitarem o dia sem a utilização de dispositivos eletrônicos.
De acordo ainda com a propositura, o Poder Executivo poderá desenvolver campanhas de conscientização sobre os impactos do uso excessivo de celulares em crianças e adolescentes, utilizando mídias diversas, incluindo material educativo para escolas e recursos audiovisuais para a população em geral.