Psiquiatra Aline Salim é a entrevistada do Programa Alego Mulher, e ressalta a importância das ações do “Setembro Amarelo”

O Programa Alego Mulher recebeu, em seus estúdios, a psiquiatra Aline Valadares Salim, especialista em psiquiatria da infância e adolescência. Na entrevista, a médica abordou o tema “Setembro Amarelo", mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A edição será exibida na programação da TV Alego, neste sábado, 23.
Aline Salim iniciou a entrevista agradecendo a sua participação, no programa, para falar sobre um tema tão importante, como o transtorno de ansiedade e os impactos na saúde mental que a pandemia de covid-19 causou na vida e no trabalho dos brasileiros. Segundo a psiquiatra, esse impacto emocional das perdas familiares, o sentimento de medo, a falta de socialização e a instabilidade no trabalho aumentaram o nível de estresse e sofrimento psíquico das pessoas. A profissional destacou, ainda, os vários sintomas que cercam a pessoa que sofre com ansiedade e outros tipos de transtornos. Conforme a psiquiatra, embora esses sintomas possam ser controlados, muitas vezes, são avaliados tardiamente, o que dificulta o processo de tratamento.
Setembro Amarelo
A médica psiquiatra falou também sobre as ações no mês "Setembro Amarelo". Ela reforçou a importância e a influência deste mês na vida das pessoas que sofrem com transtornos ligados à saúde mental, como ansiedade e depressão. "Nesse mês, são realizadas diversas atividades e ações de enfrentamento ao suicídio, que ajudam a população a conhecer e entender melhor as doenças". Aline disse também que o número de suicídio tenha aumentado, o que é uma grande preocupação, e temos que ficar em alerta e preparados para ajudar as pessoas próximas.
A psiquiatra reforçou que é preciso ter empatia e se colocar no lugar do outro. "As pessoas que sofrem com ansiedade, nem sempre têm suporte quando chegam a um pronto-socorro ou hospital, e alguns profissionais de saúde não conseguem diagnosticar ou, até mesmo, encaminhar essas pessoas para um especialista que possa ajudá-las", destacou.
Dados sobre suicídio
A psiquiatra Aline Valadares relatou que, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio e, de três a quatro segundos, tentam cometer autoextermínio, o que envolve pessoas de classes, etnias, religiões, sexos, idades e cores diferentes. "Esses dados são alarmantes: em um ano, mais de 800 mil pessoas retiram suas vidas".
No Brasil, os dados também são estarrecedores: 12,6%, de cada 100 mil homens, em comparação com 5,4% de cada 100 mil mulheres que se suicidam. As taxas entre homens são mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil).
O programa será exibido, pela TV Alego, a partir deste sábado, 23 de setembro. A programação da TV Alego pode ser conferida nos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.