Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta de Bia de Lima prevê proteção à neurodiversidade para promover a inclusão e mais oportunidades

06 de Outubro de 2023 às 10:44
Proposta de Bia de Lima prevê proteção à neurodiversidade para promover a inclusão e mais oportunidades

A deputada Bia de Lima (PT), com o projeto de lei n°2939/23, propõe implementar a Política Estadual de Proteção à Neurodiversidade no Estado de Goiás, com a finalidade de promover a inclusão, igualdade de oportunidades, respeito e proteção aos indivíduos neurodivergentes.

A legisladora ressalta que sua proposta encontra defesa em diversos princípios e dispositivos da Constituição Federal de 1988, que assegura a igualdade de todos perante a lei, bem como a promoção do bem-estar e da inclusão social. Para os fins dessa proposição, considera-se "neurodiversidade" a diversidade de características e funcionamentos neurológicos e cognitivos na população, reconhecendo que as diferenças na forma como as pessoas pensam e experimentam o mundo são parte natural da diversidade humana.

Lá também são listadas as condições para enquadramento na neurodivergência: transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome de Asperger, síndrome de Tourette, dislexia, transtorno do processamento sensorial (SPD), transtorno do espectro obsessivo-compulsivo (TOC), síndrome de Williams, síndrome de Down, transtorno bipolar e esquizofrenia, entre outros.

Em justificativa, a petista esclarece que os termos sociais promovem a inclusão e igualdade para as pessoas neurodivergentes, reduzindo os constrangimentos e a discriminação, e até mesmo garantindo que elas participem ativamente na sociedade, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e diversificada.

A propositura está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Talles Barreto (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.