Casa de Leis, Cultura e Arte

A Casa de Leis dos goianos vem se tornando, também, a casa da arte e da cultura. Quem anda pelos saguões da Assembleia Legislativa, nesses últimos meses, está se acostumando a ver, gratuitamente, pinturas, exposições, apresentações culturais e eventos para a promoção da arte goiana. E isso em quase todos os dias do ano, em um calendário extenso - já com agendamentos para a próxima temporada, inclusive.
A Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer promove os eventos sob a supervisão da professora Ana Rita de Castro, chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais. “Promover essa aproximação entre a sociedade e a cultura, na Alego, foi uma missão dada pelo presidente Bruno Peixoto (UB), um compromisso de gestão que assumimos”, citou a Ana Rita. A abordagem é marca da atual Legislatura, apontou ela elencando as dezenas de ações culturais que já ocorreram neste ano.
É um novo momento cultural que a estrutura da nova sede do Legislativo, o Palácio Maguito Vilela, proporciona. Os ambientes maiores, mais salas e saguões permitem os mais diversos espetáculos e solenidades em meio à atividade legislativa. O Palácio é palco tanto para artistas conhecidos do grande público, quanto para os que iniciam suas carreiras no cenário e precisam de espaço para divulgar seu trabalho.
E tem para todos os públicos.
Desde a ocupação cultural, que iniciou o calendário das artes da 20ª Legislatura em fevereiro, já passaram pelos palcos da Alego, a título de exemplo, lançamentos de livros, exposições fotográficas e de Art Déco, feiras de empreendedores e mostras de teatro.
Na música, de recitais eruditos e bandas de rock a Gilberto Correia, os que percorrem os corredores e saguões da Alego já se acostumaram a ouvir, durante o expediente, uma boa música de fundo.
Arte e conscientização também se aliaram nos palcos da Assembleia. Ao longo dos eventos e exposições, pautas sociais estiveram presentes em várias oportunidades, como na exposição “A Cor Preta e o Poder”, no projeto “Pela Vida” e na exposição “Cuide-se com Amor”, esta ainda presente nos corredores da Assembleia.
De acordo com a Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, já estão definidas ao menos mais 19 ações, ainda para este ano. Para 2024, já existe uma série de eventos anotados na agenda, com meses de antecipação. Um sinal de que a Casa de Leis está aberta à sociedade e se torna, cada vez mais, referência para a arte em Goiás.