André do Premium propõe criar política de desenvolvimento por meio de arranjos produtivos locais
O deputado André do Premium (Avante) quer instituir, em Goiás, a Política de Desenvolvimento Estadual e Regional por meio dos Arranjos Produtivos Locais. É com esse objetivo que apresentou para tramitação, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto 7085/23, que será encaminhado para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A propositura visa a fortalecer a economia regional por meio da integração e complementaridade das cadeias produtivas e da geração de processos permanentes de cooperação, difusão e inovação.
“Esta iniciativa é fundamental para promover um crescimento econômico sustentável, inclusivo e equitativo nas diferentes regiões do Estado, enfrentando desafios socioeconômicos e estimulando a cooperação entre empresas, instituições públicas e privadas”, afirma o deputado, em suas justificativas.
Arranjos produtivos locais são aglomerações de empresas, instituições governamentais e outras organizações que estão localizadas em uma mesma área geográfica e que apresentam vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si. Esses arranjos têm o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional por meio da cooperação e da sinergia entre as empresas e instituições locais.
“Diante disso, as empresas, muitas vezes, operam em setores similares ou relacionados, formando assim cadeias produtivas interconectadas. Essa proximidade física facilita a troca de conhecimento, tecnologia, informações de mercado e recursos entre as empresas, o que pode levar a uma maior eficiência produtiva e competitividade”, explica o autor da proposta.