Gustavo Sebba homenageia mulheres do agronegócio neste sábado
Por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promove, neste sábado, 25, sessão solene extraordinária em homenagem às mulheres do agronegócio. A solenidade, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo, ocorrerá às 10h, no Plenário Iris Rezende Machado.
O protagonismo da mulher no agronegócio brasileiro tem crescido nos últimos anos. Aos poucos, elas vão conquistando espaço e demonstrando competência para atuar no ramo. Atualmente, administram mais de 30 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 8,4% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no País. Os dados são de estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Embrapa e o IBGE.
As mulheres atuam em diversos segmentos do setor do agronegócio como pesquisadoras, aliando a ciência ao campo, pecuaristas, agricultoras, produtoras, engenheiras agrônomas, professoras universitárias, executivas, empreendedoras, entre outros. Isso mostra um empoderamento feminino na agricultura.
Outra importante contribuição das mulheres, é no sentido de dar mais visibilidade ao que se faz no campo. Muitas profissionais que atuam no agronegócio são também influencers e usam as redes sociais para mostrar um pouco das suas rotinas.
Mesmo com a inclusão expressiva das mulheres nesse setor, elas ainda sofrem muitos desafios, como a falta de acesso ao crédito, conciliar as atividades no campo com as rotinas domésticas, cultura machista no setor, além de desafios e cargos menores.
O parlamentar justifica que as mulheres no agro vieram para ficar e, daqui para frente, a tendência é de que haja uma participação cada vez maior das lideranças femininas nas decisões. Ainda existe uma série de obstáculos para serem removidos, a começar pela cultura machista predominante.