Festa religiosa do Muquém pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás
O deputado Anderson Teodoro (Avante), autor do projeto de lei nº 7593/23, quer reconhecer a Romaria do Muquém, em Niquelândia, como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. A festa é realizada anualmente na primeira quinzena do mês de agosto e acontece desde a segunda metade do século 18, no distrito do município de Niquelândia.
São mais de 250 anos de tradição de uma festa religiosa cheia de simbolismo e, como não poderia ser diferente, com muita história para contar. O projeto prevê ainda a inclusão do evento religioso no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
O legislador relata que “a festividade é comemorada com base na devoção à Nossa Senhora d'Abadia de Muquém e se tornou uma das maiores romarias de Goiás. São, ao todo, 274 anos de tradição”.
Durante o período da festa, o Santuário Diocesano Nossa Senhora d'Abadia de Muquém hospeda milhares de pessoas, em suas áreas ambientais reservadas para acampamentos. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sendo relatado pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), onde, depois de analisado, seguirá para o discussão e votação em Plenário.