Fomento à mineração em Goiás

A Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano, presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (SIC), realiza ao longo desta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 respectivamente, o encontro Mineira-GO, que reúne mineradoras do Estado, instituições e universidades parceiras. O evento também marca o encerramento e celebração do Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO). A programação inclui palestras, rodas de conversa e exposições e ocorrerá das 8h30 às 17 horas, em ambas as datas, no Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.
Além do deputado Lineu Olimpio, o deputado Virmondes Cruvinel também marcou presença no encontro. Nessa primeira rodada de discussões, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Joel Sant´ana Braga Filho; o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça; o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani; o presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito da cidade de Campos Verdes, Haroldo Soares; e o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson Borges.
Engrandecimento do Estado
O início do evento foi marcado pela apresentação cultural do músico e violinista Leonardo Araújo, performando clássicos da música erudita e também o Hino Nacional. Após esse momento, a palavra foi entregue ao deputado Lineu Olimpo para abertura oficial dos trabalhos. Na oportunidade, ele pontuou a importância da Comissão de Minas e Energia para o setor e contou sua experiência pessoal em outros eventos com as indústrias extrativistas, as reivindicações e anseios que escutou das comunidades locais onde ocorre o processo de extração de minerais. “É muito importante reunir no dia de hoje o público do setor mineral para discutir e apresentar esse plano para o Estado de Goiás. Precisamos de um diagnóstico para saber da realidade da mineração do Estado e atrair os investidores. Agradeço o Governo estadual, através do secretário, pelo apoio que tem oferecido ao setor. E precisamos, também, avaliar os pequenos e médios mineradores nas propostas apresentadas para fomentar o crescimento desse setor”, destacou. Ele encerrou observando que os trabalhos precisam ser conjuntos em prol do engrandecimento do Estado.
O presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani, relembrou que Goiás, na década de 70, foi protagonista no cenário mineral nacional. “Tínhamos uma Secretaria de Minas e Energia, tínhamos um Centro Tecnológico Mineral e disso resultou em uma série de descobertas. Porém, a partir de um certo momento, a nossa classe política não gerenciou bem essa oportunidade que tivemos. Assim houve uma degradação galopante da capacidade doEestado em trabalhar com empresários do setor mineral”, declarou. Entretanto, ele reiterou que atualmente o setor tem a oportunidade de recuperar a posição de destaque, tanto no cenário nacional quanto na capacidade de gerar benefícios através da mineração.
O secretário da SIC, Joel Sant´Anna assinalou a importância da mineração na economia goiana. “Goiás tem um papel importante nessa transição energética e no processo de descarbonização. Goiás tem muitas minas, de minérios diversos que servem de insumos em vários componentes, sobretudo os tecnológicos e Goiás também faz uma extração limpa, sem poluição do solo. Precisamos aproveitar esse minério em solo goiano para alavancar o processo de industrialização e mostrar que, juntos, podemos melhorar a renda das famílias”,
Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO)
A coordenara-geral do PERM-GO, Lívia Parreira, fez uso da palavra para explanar sobre a metodologia utilizada na elaboração do plano. Ela iniciou sua fala destacando que o plano tem grande representatividade, contemplando o grande minerador, o micro minerador e até os artesãos em joias. Ela também evidenciou os encontros que ocorreram durante a elaboração do PERM nas cidades do interior e o que foi debatido em cada encontro. Em Barro Alto, foi debatida a mineração como estratégia de desenvolvimento regional. Em Campos Verdes, o tema do encontro foi a sustentabilidade e integração das cadeias produtivas. Em Alto Horizonte, a pauta foram os minerais estratégicos e transição energética. Outros municípios também contribuíram, como Niquelândia, Minaçu e Pirenópolis. Ela também demonstrou os principais minérios existentes em Goiás e em quais regiões são mais abundantes.
Homenagem
Após a apresentação do PERM-GO, algumas personalidades que atuaram no desenvolvimento do plano foram homenageadas com o Certificados de Reconhecimento pela Colaboração e Comprometimento Exemplares. Após a entrega do certificado, o evento foi encerrado e as mineradoras que realizaram cadastro no evento expuseram as joias provenientes da extração.