Projeto que obriga instituições financeiras de crédito a emitirem assinatura física de idosos é acatado
Foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura nº 574/23, de autoria do deputado Veter Martins (Patriota), cujo objetivo é obrigar as instituições financeiras e de crédito, em operação no Estado, a emitirem o contrato e a assinatura física do consumidor quando a operação firmada envolver idosos. A matéria foi relatada pelo deputado Lincoln Tejota (UB).
A propositura define como operações de créditos os contratos, serviços ou produtos em modalidade de consignação para descontos em aposentadorias, pensões, poupanças, contas-correntes, empréstimos, financiamentos ou qualquer operação de natureza de crédito e define idosos como qualquer pessoa com idade igual ou superior aos 60 anos. Além disso, o texto determina a aplicação de multa nas situações onde houver descumprimento da obrigatoriedade.
Para justificar a iniciativa, o parlamentar explanou que a quantidade de contratos firmados por ligações telefônicas, onde o contratante não toma pleno conhecimento dos termos do contrato, torna imperiosa a exigência de emissão do documento.
O deputado salientou ainda o princípio da transparência em relações do tipo contratual. “O objetivo maior da proposta é garantir uma ciência completa dos idosos sobre o inteiro teor dos contratos que porventura venham a celebrar, de forma a prevenir a ocorrência de possíveis fraudes”, concluiu o legislador.