Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel apresenta política de capacitação em Inteligência Artificial e Big Data para jovens

15 de Dezembro de 2023 às 14:32

Protocolado na Alego, o projeto de lei nº 8818/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), trata da instituição da Política Pública Estadual de Capacitação Tecnológica em Inteligência Artificial (IA) e Big Data no Estado de Goiás. A propositura tem a finalidade de promover a qualificação profissional de jovens em áreas tecnológicas avançadas, como IA e Big Data, visando à sua preparação para os empregos emergentes no setor de tecnologia. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuída à deputada Vivian Naves (PP) para relatoria. 

De acordo com o artigo 3° da propositura, o público-alvo da política proposta são jovens residentes no Estado de Goiás, com idade entre 16 e 24 anos de idade, preferencialmente estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais em instituições de ensino privadas.

O parlamentar explica que Goiás, como um Estado em desenvolvimento, possui um setor de tecnologia em crescimento, porém o mercado ainda enfrenta desafios em termos de qualificação da força de trabalho jovem para atender às demandas. “A criação da política é, portanto, uma medida estratégica e proativa para garantir que o Estado não apenas acompanhe, mas também lidere nas tendências tecnológicas emergentes, garantindo, assim, um futuro próspero e inovador para sua juventude”, discorreu Cruvinel.

A justificativa da proposição esclarece que a implementação da Política Goiás Futuro Tech visa a preencher essa lacuna. O treinamento em IA e Big Data não apenas prepara os jovens para os empregos do futuro, mas também impulsiona a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Estado. Segundo a empresa de consultoria McKinsey & Company, a IA tem o potencial de entregar um adicional de até 15% no PIB, até 2030, para economias que a incorporarem eficientemente ao investimento tecnológico para a juventude.

O legislador observa que essa política está alinhada com as políticas nacionais de educação e tecnologia, assim como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, particularmente o Objetivo 4 (Educação de Qualidade) e o Objetivo 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). “Investir na capacitação dos jovens em áreas de tecnologia avançadas traz benefícios em longo prazo. Além de reduzir o desemprego entre os jovens, essa iniciativa pode fazer com que Goiás se torne uma referência em inovação e desenvolvimento tecnológico”, comentou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.