Ricardo Quirino propõe reconhecimento oficial a geriatras e gerontólogos
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) proposituras com o objetivo de reconhecimento oficial aos profissionais médicos das especialidades de gerontologia e geriatria, atividades próximas, mas diferentes. Enquanto o geriatra atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem a população de idosos, o gerontólogo lida com questões relacionadas a saúde e bem-estar social desse público, focando na melhoria da qualidade de vida.
Com o projeto de lei nº 9976/23, Quirino pleiteia instituir o Dia Estadual do Médico Geriatra no Estado de Goiás, a ser comemorado anualmente no dia 16 de maio. Ele destaca a importância desse profissional no cuidado da população idosa e promoção da capacitação e aprimoramento contínuo dos serviços de saúde. Na justificativa da matéria, o parlamentar explica que a geriatria integra a área da gerontologia, na prevenção e tratamento de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos, mas pontua que o número de profissionais é inferior ao de outras especialidades, com menos de 1%.
“A Organização Mundial da Saúde recomenda que haja um geriatra para cada mil idosos. No Brasil, a média é de um para 12 mil. O déficit de especialistas na área acontece no momento em que o País passa por um acelerado processo de envelhecimento da população”, afirma.
Assim, Quirino reitera que a medida busca reconhecer a contribuição dos médicos geriatras na busca por longevidade, com melhor qualidade de vida para população idosa.
Gerontólogos
E com o projeto de lei nº 9975/23, o parlamentar pleiteia instituir, no Calendário Oficial do Estado de Goiás, o Dia Estadual do Gerontólogo, a ser comemorado anualmente no dia 24 de março. No texto, o deputado explica que o gerontólogo é o profissional que observa as mudanças durante o envelhecimento humano, sejam elas biológicas, psicológicas ou sociais, e atua promovendo um envelhecimento saudável e sem grandes danos, gerando assim a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final de sua vida.
Além disso, anota o legislador, o gerontólogo tem um papel importante em instituições de longa permanência para idosos com gestão de atividades, em planos de saúde com ações preventivas focadas na qualidade de vida e em centros públicos de convivência para idosos, atuando em atividades e oficinas.
Essa área profissional está em constante crescimento e é frequentemente reconhecida como "a profissão do futuro", pois as projeções indicam que, daqui a aproximadamente 50 anos, haverá uma proporção maior de pessoas idosas em comparação com crianças.
O parlamentar ressalta que é de suma importância reconhecer e valorizar o trabalho desempenhado por esses profissionais, que cuidam e atuam na prevenção, na ambientação, reabilitação e nos cuidados paliativos da pessoa idosa, garantindo um envelhecimento de qualidade.
As proposituras estão em vias de encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para seguir tramitação rumo à votação em Plenário.